Quem pode convocar uma Assembleia Constituinte?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Se todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido, a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, para repactuar a sociedade e o Estado brasileiros, poderia ser feita pelos chefes do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, sujeita a referendo popular, nos termos do art.

A Assembleia Nacional Constituinte foi convocada por d. Pedro em 3 de junho de 1822, com a tarefa de elaborar uma Constituição para o Reino do Brasil, antes da independência política de Portugal.

Quando é convocada uma Assembleia Constituinte? A necessidade de convocação de uma Assembleia Constituinte é percebida quando a Constituição em vigor (ou sua ausência) não representa a realidade vivida por um país e não tem sua legitimidade validada pela vontade popular.

Constituintes

Mesa diretoraUlysses Guimarães (Presidente)Mauro Benevides (1.º Vice-Presidente)
Marcelo Cordeiro (1.º Secretário)Mário Maia (2.º Secretário)
Benedita da Silva (1.º Suplente de Secretário)Luiz Soyer (2.º Suplente de Secretário)
Bernardo Cabral (Relator Geral)Adolfo Oliveira (Relator Adjunto)

O povo é o titular do Poder Constituinte. Já o exercício do Poder Constituinte pertence aos representantes do povo.

A Assembleia Constituinte conseguiu reunir 84 de seus 100 deputados, de 14 províncias. Representava a elite política e intelectual da época, composta de magistrados, membros do clero, fazendeiros, senhores de engenho, altos funcionários, militares e professores.

Assembleia convocada especial ou extraordinariamente para elaborar a Constituição de um Estado.

É o nome que se dá a um grupo de parlamentares (deputados e senadores), escolhidos entre seus colegas por meio do voto, para elaborar uma nova constituição para um país.

O objetivo maior da assembleia era elaborar uma constituição para o novo Estado soberano.

A assembleia geral extraordinária é uma reunião convocada com finalidade de resolver algum problema pontual ou emergencial de um condomínio. Diferente da assembleia ordinária, a assembleia extraordinária pode ser convocada a qualquer momento pelo síndico ou por um grupo de moradores.

Enquanto a assembleia constituinte é eleita para que seja possível redigir uma nova constituição, a assembleia legislativa tem como objetivo representar o poder legislativo no parlamento.

É aquele criado e instituído pelo poder constituinte originário com competência para modificar/reformar a Constituição.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Inspirada em ideias iluministas, a Declaração prometia o direito individual à liberdade, à igualdade perante a lei, à inviolabilidade do patrimônio, da propriedade e o direito de resistir à opressão.

Uma Assembleia Constituinte é um órgão colegial representativo, de caráter extraordinário e temporário, que é investido do poder de elaborar a Constituição, ou seja, o conjunto de regras normativas primárias e fundamentais do ordenamento jurídico estatal.

Na nova ordem constitucional, o Poder Legislativo era exercido nos Estados pelas Assembleias Legislativas. Em São Paulo era composta por 75 deputados, eleitos por sufrágio universal, voto secreto e direto, com sistema de representação proporcional dos partidos políticos.

O que é uma Assembleia:
A expressão Assembleia Geral indica uma reunião onde estão presentes a maior parte dos sócios de uma determinada organização ou associação, e que têm poder para tomar decisões relacionadas com essa organização. Assembleia também pode ser sinônimo de uma sociedade ou de um clube.