Quem pode contratar empresa terceirizada?

Perguntado por: abarros4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Por exemplo, se um funcionário for desligado da empresa e abrir um negócio de serviços terceirizados, essa empresa só poderá ser contratada pela empresa em que ele trabalhava após 18 meses. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!

Como funciona a terceirização e quais os requisitos? A terceirização acontece por meio de contrato firmado entre a empresa tomadora e a empresa terceirizada. Para atuar como empresa terceirizada, as empresas devem estar formalizadas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ) e com registro na Junta Comercial.

O que é contratante? Na definição, contratante é uma pessoa que decide contratar um bem ou serviço de um profissional. Em outras palavras, o contratante é simplesmente responsável por contratar um profissional para realizar um atendimento ou venda de um produto.

Quem paga o salário do trabalhador terceirizado? Quando acontece de o trabalhador atuar na empresa cliente, a dúvida mais comum é quem, efetivamente, paga seu salário. Neste caso, sempre será a empresa que o contratou e registrou sua carteira, ou seja, a de terceirização.

Quem paga é a empresa prestadora de serviço. Mas, caso ela não cumpra com as suas obrigações, a lei determina que que a empresa contratante do serviço fica responsável por respeitar direitos previdenciários e trabalhistas.

Segundo a legislação trabalhista, o funcionário terceirizado não pode ser empregado conforme os componentes que definem o vínculo trabalhista, sendo eles a pessoalidade, a subordinação, a onerosidade e a habitualidade.

Quais são os tipos de terceirização?

  • terceirização operacional;
  • terceirização de manutenção e correção;
  • terceirização da produção e instalação;
  • terceirização de serviços profissionais.

2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização
455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).

Que tipos de atividades são permitidas de se terceirizar? A Súmula 331 do TST, ainda em vigor, prevê expressamente a possibilidade da terceirização apenas de atividades-meio da empresa tomadora, como serviços de vigilância, de conservação, limpeza, sendo assim consideradas aquelas acessórias à atividade principal.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Ou seja, quem é a empresa contratante (se pessoa física ou jurídica) e a contratada (empresa que presta o serviço).

Veja só estas dicas:

  1. Seja simpático. é um momento muito importante para você e isso pode acabar te deixando nervoso. ...
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Mantenha sua personalidade. ...
  5. Mencione seus resultados. ...
  6. Valorize a empresa e o recrutador. ...
  7. Capacite-se na Microlins!

Abaixo, mencionamos os custos trabalhistas de algumas formas de terceirização: Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada.

A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento.