Quem pode comer sururu?

Perguntado por: mbelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Por ser um produto tipicamente alagoano, o sururu tem uma importância fundamental na sustentação alimentar de comunidades de baixa renda, mas também é apreciado por pessoas de todas as classes sociais.

O sururu apresenta grande importância econômica, social e nutricional. A composição da preparação sururu com leite de coco, apresenta em 100g: 12,0 g de proteínas, 7,1 g de lipídeos, - dos quais 44,5% representados pelo ácido láurico, - 4,7g de carboidratos e 3,1 g de cinzas.

Basta temperar e ferver o sururu e depois incorporar a moqueca. Para finalizar, use cebolinhas ou coentro, que dão um sabor forte e contrastante. Em menos de meia hora, você pode preparar um delicioso caldo de sururu. Basta bater os temperos no liquidificador com leite de coco e azeite de dendê.

O molusco é rico em proteínas de alta qualidade, que têm a função de formação e recuperação dos tecidos, é de fácil digestão e tem baixo teor de gordura em relação a outros animais.

Molusco pode ser consumido cru, como a ostra, cozido em água e sal ou ensopado. Do início de setembro até o final de dezembro, a cata e a comercialização de sururu são proibidas. Muito utilizado na gastronomia local da Bahia, o molusco é base para diversos pratos típicos.

Pessoas com alergias alimentares ao marisco têm, obrigatoriamente, que o excluir da sua alimentação. Assim como quem sofre de gota. O seu consumo pode levar a um aumento do ácido úrico no sangue, agravando o problema. Outro fator a ter em conta é o método se confeção e acompanhamento escolhido.

Ingestão de marisco aumenta risco de diabetes | ALERT-ONLINE.COM - Brasil. A ingestão regular de peixe branco e gordo protege contra o desenvolvimento da diabetes tipo 2. No entanto, a ingestão de marisco parece ter um efeito contrário, revela um estudo publicado na revista “Diabetes Care”.

O camarão, com casca, o sururu e o maçunim podem ser encontrados a partir de R$ 20, o quilo.

Caranguejo

1- Caranguejo
O Caranguejo fornece cerca de 20g de proteína em a cada 100g que você consumir. Ainda apresenta baixa taxa de calorias, e gorduras.

O marisco está cheio de gorduras boas, o que o torna um excelente aliado na redução do colesterol e dos níveis de coagulação do sangue! Com quantidades elevadas de ômega 3, faz com que o seu coração bata forte e sem pressas.

O sururu (Mytella guyanensis) é um molusco bivalve, protegido por duas conchas lisas e com coloração variada, diferente da ostra que possui uma concha grosseira e, na sua maioria, com coloração escura.

Quando o peixe cheira mal, pense muito bem antes de consumir e continue inspecionando o marisco um pouco mais. Além do cheiro, outra forma de identificar marisco em mau estado é por seu aspecto. O marisco deve estar úmido, suave e também ligeiramente firme ao tato.

O sururu, cientificamente batizado de Mytella charruana, é um molusco que também recebe o nome de mexilhão, em outras regiões. O sururu é considerado uma referência na culinária baiana, alagoana, maranhense, pernambucana e de demais estados do Nordeste brasileiro.

A constituição principal da casca de sururu é o carbonato de cálcio (CaCO3), que é usado na indústria e na agricultura. Na agricultura o cálcio possui funções vitais na planta e no solo.

Por serem animais filtradores, alimentam-se de microalgas e matéria orgânica.

Sururu é um marisco, que quando dentro da concha – o capote – parece com a casca de um bicho. Retirado da lama preta das lagoas, numa lata, o marisco é caprichoso, só se reproduz se o nível de salinidade for o ideal.