Quem pode comer carambola?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A carambola, conhecida cientificamente por Averrhoa carambola, é uma fruta nutritiva, fonte de fibras, água, potássio, vitamina C e folato (vitamina B9), com baixo valor energético. Uma unidade (~120g), que pode ser consumida por pessoas saudáveis sem problema algum, apresenta: 56 calorias.

Controlar o colesterol
Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e o ácido gálico, que combatem os radicais livres, prevenindo a oxidação e aumento dos níveis de colesterol total e LDL no sangue, prevenindo a aterosclerose, infarto ou derrame.

A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.

Como comer carambola
A fruta pode ser consumida in natura, ou em derivados, como em doces, sucos e bolos. Ao ser comida crua, com ou sem casca, pode ser cortada em pedaços que, ao depender do corte, formam estrelas, ou levada direto à boca.

Ela pode proporcionar benefícios à saúde devido à presença de nutrientes, substâncias antioxidantes e por ser rica em sais minerais. Entretanto, se consumida em excesso, pode causar danos nos rins por causa da alta concentração de oxalatos.

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

A carambola tem uma toxina natural que pode causar problemas renais no cão, com sintomas como vômito, diarreia, salivação intensa, tremores, sangue na urina, entre outros. Isso porque possui alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, causando insuficiência renal.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.

Os benefícios da carambola para a saúde incluem: Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares: como infarto e aterosclerose, devido à sua riqueza em fibras, antioxidantes e vitamina C.

EVITE: Não há. PREFIRA: Frescas: abacaxi, banana, laranja, acerola, ameixa, uva, maça, pêra, figo, manga, pêssego, nectarina, morango, melão, melancia, mamão, lichia, tangerina, kiwi, damasco, carambola, jabuticaba, cereja, caju. Dessecadas: uva, figo, banana, damasco, maça, ameixa, pêra, tâmara.

Suas propriedades adstringentes também são úteis no tratamento de diarreias e de doenças de pele, como psoríase e dermatites”, comenta a nutricionista Julia Florido. O chá feito com a carambola ajuda a combater febres e estimular o apetite. Contudo, para evitar problemas, o mais indicado é não exagerar na dose.

age no controle de infecções e processos inflamatórios: o consumo da carambola também fornece propriedades anti-inflamatórias, ideais para controlar e prevenir infecções e problemas atrelados a elas.

A doença renal crônica é uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. As causas principais são diabetes e pressão arterial alta.

A bebida feita a partir da carambola pode contribuir com o processo de emagrecimento devido ao fato de se tratar de uma fruta carregada de altos teores de fibras e de água. E por que isso beneficia a perda de peso? Tanto as fibras quanto a água estimulam a sensação da saciedade no organismo.

A carambola toda é comestível, então você não precisa descascar ou tirar as sementes antes de comê-la. A fruta pode ser comida pura sem precisar adicionar nada.

agridoce

Carambola é o fruto da caramboleira, da família Oxalidaceae, originária da Ásia tropical. A fruta de sabor agridoce possui formato comprido, ligeiramente ovalado e com cinco gomos salientes.

Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Nomes populares: Carambola, caramboleira, camerunga e outros. Origem ou Habitat: Originária da Índia e cultivada em todo o Brasil.

Laranja e limão
Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.