Quem pode celebrar a santa ceia do Senhor?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.

“O diácono tem como função auxiliar quem necessite, fiscalizar e prezar pela manutenção da ordem e reverência na igreja e nos cultos, além de ajudar no recolhimento da arrecadação dos dízimos e ofertas”, explica um dos diáconos mais jovens da Oitava, Victor Ignácio, de 28 anos.

O Cálice - Salmo 115 (116B) - Ceia do Senhor Ano A.

Mas Jesus não voltou atrás na sua afirmação: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Casais divorciados, orientados a não participar da Eucaristia, esperam que o papa Francisco faça nova interpretação da Bíblia, permitindo que eles recebam a hóstia durante a missa. Felizes os convidados para a ceia do Senhor.

  • Leonardo da Vinci
  • Enrique Cabrera

A Santa Ceia (ou Santa Ceia do Senhor) representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Jesus mandou tomar a Ceia para lembrar o que Ele fez por nós. Quem toma a Ceia do Senhor está mostrando que aceitou o sacrifício de Jesus pelos seus pecados.

No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39. 42; Mc 14, 36; Lc 22, 42).

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

[ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.

Na prática, o diácono não substitui inteiramente o padre. Numa paróquia, só o sacerdote pode consagrar a hóstia, ouvir confissões e administrar o sacramento da unção dos enfermos (conhecido antigamente como extrema unção).

29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria acondenação, não discernindo o corpo do Senhor. 30 Por causa disso há entre vós muitos fracos e adoentes, e muitos que dormem.

O Sangue de Cristo purifica a nossa vida (Jo 6,52-59)

Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Levítico 19
“Não coma carne com sangue ainda dentro”.

O corpo e o sangue de Jesus são a certeza de que a eternidade começa aqui na terra, mas o seu prolongamento é na presença do Pai. Ao nos alimentarmos da vida de Jesus já nos colocamos diante d'Ele como filhos que vivem a verdadeira vida naquele que tudo pode e que tudo santifica.

Em algumas religiões como o Protestantismo, a eucaristia é mais conhecida como Santa Ceia, onde as pessoas que acreditam em Jesus como Senhor e Salvador comem o pão e bebem o vinho para lembrar do sacrifício feito na cruz.

Os candidatos ao batismo que vivem com uma pessoa do sexo oposto fora dos laços do matrimônio precisam se casar ou parar de viver juntas para que possam ser batizadas.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Se você não discernir o corpo, perde o privilégio de assumir o que Deus tem para a sua vida.

Você Pergunta: Vi alguns estudos seus e algumas vezes você mencionou a ceia do Senhor, chamando-a de Santa Ceia. Você sabia, presbítero, que não existe o termo Santa Ceia na Bíblia e que é incorreto chamar a Ceia do Senhor assim? Santo é só Jesus, por isso, o correto é Ceia ou Ceia do Senhor apenas.