Quem pode aplicar Injetaveis na estética?

Perguntado por: mteles . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Então, quando se trata de saber exatamente quem pode aplicar procedimentos injetáveis na estética, nós, do IESE, temos uma resposta muito clara: Médicos, Cirurgiões Dentistas, Enfermeiros Estetas, Farmacêuticos Estetas, Biólogos Estetas e Biomédicos Estetas, podem aplicar procedimentos injetáveis.

Na verdade, o procedimento deve ser feito em clínica odontológica ou consultório médico, por profissionais com certificação de cirurgião plástico, dermatologista ou cirurgião dentista.

Entre as aptidões deste profissional estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação, entre outros. O esteticista também lida com produtos cosméticos para colaborar nos procedimentos.

O profissional em Estética e Cosmetologia não pode fazer tratamentos de Criolipólise em pacientes de risco ou pessoas com obesidade, além de processos que injetem líquidos, caso não tenha especialização na área. Por isso, cuidado ao escolher a pessoa que irá fazer esse procedimento sério no seu corpo.

Considerando tudo isso, os profissionais que podem aplicar botox incluem enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos. Apesar de abrangente, é preciso ressaltar que a prática não é irrestrita, devendo respeitar as regras próprias dos órgãos de cada área.

O Curso de Aplicação de Injetáveis tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na área de saúde para realizar esse procedimento de maneira correta, humanizada e eficaz, prezando pela saúde do cliente/paciente e atualizar os mesmos quanto a técnicas de aplicação.

Biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e fisioterapêutas são todos profissionais da saúde que podem atuar na área estética. O conhecimento fisiológico faz como que esses profissionais estejam totalmente preparados para atuar com procedimentos estéticos.

Sim, assim como outros profissionais por exemplo os enfermeiros podem fazer uso de agulhas. Os esteticistas podem fazer o uso de agulhas para a extração de comedões durante a limpeza de pele, microagulhamento, técnica de carboxiterapia, eletrolipólise dentre outras técnicas.

mas nem todo profissional que oferece serviços de estética é autorizado a fazer procedimentos como botox e preenchimento com ácido hialurônico. Mas atualmente, só quem tem diplomas de Medicina, Biomedicina e Odontologia pode aplicar injetáveis com fins estéticos.

A aplicação de preenchimentos,fios de sustentação,ácido hialurônico,toxina botulínica ,para o CRM só pode ser realizada em ambiente adequado,e por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Apesar das esteticistas poderem realizar diversos tratamentos, em uma linha geral elas NÃO PODEM aplicar botox ou preenchimento sem a devida especialização nessa área. Para poder realizar o botox, por exemplo, há necessidade de um curso de especialização em técnicas intradérmicas e subcutâneas.

Para tal, se utiliza de técnicas como pré e pós-operatório, botox, preenchimentos, fios de sustentação, peelings, microagulhamento, carboxiterapia, intradermoterapia corporal e facial, intramuscular, hidrolipoclasia não aspirativa, procedimento estético injetável para microvasos (PEIM), SkinBooster, toxina botulínica, ...

O preenchimento facial com ácido hialurônico deve ser feito por médicos, preferencialmente especialistas em estética, como o dermatologista e o cirurgião plástico.

Proposta define quais profissionais podem atuar na área de saúde estética. O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Portanto, a resposta é SIM, esteticistas podem atuar com procedimentos injetáveis, no entanto, para isso, devem ter uma formação complementar, como alertou Beloni.

Por meio da Carteira Nacional de Estética e Cosmetologia, os associados têm toda a documentação verificada e somente depois de extensa análise, existe a liberação do documento. Inclusive as Instituições de Ensino constantes dos documentos do associado são verificadas.

Para exercer a profissão em Estética e Cosmética não é necessário ter um registro oficial em determinado Conselho. Em cada estado do Brasil, existe um sindicato em que o profissional poderá se afiliar. Vale ressaltar, que a profissão de esteticista foi regularizada pela Lei 13.643 em 3 de abril de 2018.