Quem pode abrir consultório de Psicopedagogia?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Enquanto a profissão não estiver regulamentada, não é possível constituir uma CLÍNICA de Psicopedagogia e, essa observação serve tanto para pedagogos quanto para licenciados com curso de formação em outras áreas ( letras, matemática, artes, etc.).

A resposta é mais simples do que você imagina: Não é necessário fazer cadastro para conseguir o código, assim que você se formar e receber o seu diploma, você já pode usar o código da profissão.

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Você poderá clinicar com a pós em Psicopedagogia clínica ou clínica com institucional, mas se for somente institucional não.

Por ainda não estar regulamentada, a profissão ainda não possui Conselho Federal/Regional. No entanto, você pode usar o número do CBO 239425, ou se cadastrar no CFEP.ORG.BR (Conselho Federal dos Educadores e Pedagogos) e obter o seu registro.

Quanto custa uma consulta de psicopedagogia? Os psicopedagogos profissionais costumam fixar seus preços entre R$ 40 a R$ 80/sessão, porém, também podem avaliar por pessoa dependendo do tipo de consulta.

Carimbo deve ter seus dados pessoais e profissionais. Se for filiado ao sindicato use a CRPp SINDICAL.

Não, psicopedagogo não pode ser MEI. Para exercer a função legalmente, o profissional precisa de formação e registro em conselho de classe, o que torna a psicopedagogia uma profissão regulamentada.

Ao atuar de maneira profissional, terá a chance de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, além de ajudar a promover espaços para novas formações. Para isso, a dica é apostar na pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos. O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais.

3 – Atuando em hospitais ou clínicas
Outra forma de ganhar dinheiro sendo pedagoga é trabalhando em hospitais e clínicas, se tornando um especialista em psicopedagogia. Vamos aos prós e contras! Prós: O salário é mais alto nesses casos e você vai aprender algo totalmente novo, diferente das salas de aula.

psicopedagogo não pode dar aula de maneira algumas o psicopedagogo vai poder dar aula porque nós somos os profissional. que trabalhamos com os processos de aprendizagem. dificuldade cantor de maneira efetiva e de maneira terapêutica.

Portanto, se alguém tem alguma dúvida se é preciso cursar psicopedagogia antes de fazer neuropsicopedagogia: a resposta é não, elas são profissões diferenciadas, com saberes distintos e sociedades que as representam completamente providas de código de ética, notas técnicas e práxis especificadas de cada profissão.

Isso está assegurado pela resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC. Isso significa que quem é formado em pedagogia, por exemplo, pode fazer pós em psicologia.