Quem pode abrir centro de Estética?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Para quem é formado em Estética e Cosmética, uma dúvida comum é se um tecnólogo em estética pode abrir uma clínica. A resposta é: sim! O curso superior na área habilita o profissional a desenvolver uma série de procedimentos estéticos corporais, faciais e capilares.

Registro na Secretaria da Receita Federal – Inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o preenchimento da Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica e do quadro de sócios, com validade em todo território nacional.

A esteticista deve ir até a prefeitura de sua cidade e procurar pelo departamento que cuida de novos negócios em prestação de serviços para obter um alvará ou licença de funcionamento. Podem haver pequenas diferenças na legislação, de uma cidade para outra, porém as formas de atuação costumam ser padronizadas.

Serviços de estética e beleza são os mais denunciados — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

A harmonização corporal é uma combinação de tratamentos que promove um corpo mais definido e simétrico. Esse conjunto de procedimentos é realizado por dermatologistas, cirurgiões plásticos ou esteticistas de confiança, dependendo dos tratamentos escolhidos.

Vários profissionais graduados na área da Saúde podem optar por uma Pós-Graduação em Estética. Em suma, profissionais da Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem são apenas alguns exemplos de quem pode fazer Pós nesse campo. No entanto, vale ficar atento aos limites de cada atuação.

O técnico em estética é o profissional responsável por operar equipamentos na realização de procedimentos estéticos, aplicar massagens e outros procedimentos. Ele é responsável por garantir que os procedimentos realizados sejam feitos com segurança, visando preservar a integridade de quem está passando por ele.

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

Nesse contexto, o(a) esteticista independente aumenta suas chances. É quem cuida da beleza, com procedimentos que vão desde a limpeza de pele, massagem facial e estética e emagrecimento. A divulgação dos serviços com boas fotos dos resultados dos procedimentos pode trazer excelentes resultados.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

A Carteira Profissional do Esteticista, intitulada Carteira Nacional de Estética e Cosmetologia (CNEC), foi criada com o objetivo de garantir a identificação desse profissional, em todo território nacional, perante os órgãos fiscalizadores, laboratórios, pacientes, faculdades, empresas, outros Esteticistas que procuram ...

Seguindo com as diretrizes, os órgãos nacionais de vigilância sanitária indicam que as clínicas de estética devem ter dependências ou salas específicas para atender aos clientes. Por sua vez, a sala para processamento de artigos deve conter pia com bancada para limpeza e preparo dos materiais.

Para exercer a profissão em Estética e Cosmética não é necessário ter um registro oficial em determinado Conselho. Em cada estado do Brasil, existe um sindicato em que o profissional poderá se afiliar. Vale ressaltar, que a profissão de esteticista foi regularizada pela Lei 13.643 em 3 de abril de 2018.

Registro de ESTÉTICA E COSMÉTICA do Brasil | CRBM.

tapete está fora de cogitação, assim como cortina de tecido.

As salas devem ser arejadas e a temperatura agradável. Se necessário, podem ser instalados aparelhos condicionadores de ar. Estrutura de Banheiros – Devem estar próximos às áreas de atendimento e serem suficientes para o fluxo de pessoas que frequenta o centro de estética.

Diferença entre Clínica Estética e Centro Estético
As clínicas de estética exigem profissionais técnicos (médicos), além do registro em órgão específico, uma vez que nesse tipo de empreendimento realizam-se cirurgias plásticas, botox, entre outros procedimentos orientados por profissionais habilitados.