Quem planta colhe quem semeia?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”.

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Separar os frutos, flores ou folhas da planta; realizar a colheita: colher o milho; colher a rosa da roseira; já é tempo de colher.

A lei da semeadura e da colheita é algo tremendo na vida de qualquer cidadão, e muitas vezes nós relegamos a um segundo plano. Ela permite colher aquilo que plantamos. Muitos não entendem ou ignoram, que aquilo que se plantar, seja de bom ou de ruim, um dia irá colher.

co·lher |ê|
1. Apanhar. 2. Tirar da haste.

Em hebraico, a Festa da Colheita tem o nome de Shavuot, que significa sete semanas – período em que Cristo ficou com seus discípulos (Atos 1:3). Assim como a Páscoa, a Festa da Colheita tem um grande significado para nós cristãos, pois representa a bondade de nosso Deus, ao prover o alimento para nós.

Quem semeia verdade, colhe a confiança. Quem semeia fé, colhe a certeza. Quem semeia carinho, colhe gratidão. No entanto, há quem prefira semear tristeza e colher amargura.

"Quem semeia a injustiça colherá a desgraça, e a vara de sua cólera o ferirá." - Provérbios 22:8 - Bíblia de Jerusalém.

O campo fértil onde a semente pode ser plantada é o coração humano. Eis a explicação de Jesus: Quando alguém ouve a mensagem do reino, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração, tal como as aves comem as sementes que caem pelo caminho.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio.

"Quem sabe o que planta não teme a colheita, Cuida do seu coração porque é dele, que sai o que é bom e ruim, o que constrói e que destrói ."

A Bíblia diz: “Aquilo que o homem semear também colherá”, ou seja, se você plantar boas sementes, você colherá bons frutos, se você plantar sementes ruins, colherá frutos ruins, se você não plantar semente nenhuma, fruto nenhum colherá. É impressionante as sementes que vamos colhendo pelo caminho.

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente.