Quem planta colhe bons frutos Bíblia?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mateus 7:17 Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

“… aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6). Isto fala da colheita na exata proporção do plantio! Deus não impõe o quanto devemos plantar.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres. Quem semeia verdade, colhe a confiança.

Dizem que quem planta colhe. Que quem dá obtém. Também se fala que o que vemos nos demais é o que existe em nós mesmos.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

Os frutos que Jesus nos fala são os frutos do Espírito. Só se conhece uma árvore quando ela é boa, quando ela é generosa, quando ela é afável e mansa, quando ela, na verdade, vive aquilo que prega e não faz do Evangelho, não faz da Palavra de Deus, um meio para se enriquecer e para se tornar mais do que os outros.

Em Gálatas 6:7-8, está escrito: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas, o que semeia para o Espírito do Espírito, colherá vida eterna.”

Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)