Quem planeja a cidade?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Planejar uma cidade era de responsabilidade dos arquitetos, porém com o crescimento populacional e a ocupação das áreas fez com que surgisse o profissional de urbanismo, que atua tanto no planejamento urbano, quer dizer, na orientação do crescimento de cidades, como em projetos de saneamento.

Enquanto os arquitetos se dedicam a projetos de imóveis e seus espaços internos e externos, o urbanista planeja e organiza os espaços públicos, isto é, ruas, praças, bairros e cidades.

Conclusão. O planejamento é uma importante função da administração que permite às organizações alcançar seus objetivos de maneira estruturada e eficiente. A partir de uma análise cuidadosa da situação atual, do ambiente externo e de suas metas, é possível estabelecer estratégias e ações claras e alinhadas.

Geralmente a Diretoria é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização. Em empresas com um modelo de gestão participativo, a tendência é se levar cada vez mais pessoas.

Arquiteto urbanista
Arquitetura e Urbanismo é a graduação para quem quer trabalhar todos os dias visando construir uma relação mais positiva entre as pessoas e o meio urbano em que elas vivem.

Orientar a mudança e medir o impacto
Incorpore cenários de uso do solo baseados em dados com base em fatores como mudança populacional, crescimento econômico e códigos de zoneamento atuais para um plano que seja mais resiliente e responsivo.

No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, e o Plano de Gestão Integrada da Orla.

O plano diretor é um projeto de cidade no que tange aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo.

As políticas adequadas de densidade, uso do solo, espaço público e projeto de infraestrutura e serviços podem fazer a diferença na qualidade de vida a um preço justo. O projeto de um modelo espacial que responda as preocupações dos cidadãos é um meio para proporcionar uma cidade melhor.

É necessário todo um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento local e, para isso, antes de mais nada, deve-se proceder a dois requisitos básicos: formação de um grupo gestor e formação de um núcleo de inteligência territorial.

Quem participa? Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários. Os membros da equipe discutirão o funcionamento da instituição como um todo e também as funções pelas quais são responsáveis.

O analista de planejamento é o elo entre a racionalidade dos indicadores de performance e a escolha das peças criativas utilizadas no projeto. Quando bem-realizado, seu papel é extremamente estratégico.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

O planejamento estratégico é de toda a organização e, por isso, a responsabilidade por ele deve recair sobre todas as pessoas. Líderes e gerentes são condutores e articuladores dessa jornada, mas sozinhos não conseguem fazer as mudanças necessárias para atingir a visão de futuro definida pela empresa.

Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes. Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo. E nesta etapa que os planos começam a ser mais detalhados, sendo a decomposição do planejamento estratégico.

Tem a intenção de organizar e aplicar as melhores formas e estratégias para alcançar o objetivo. O planejamento também é uma ferramenta de gestão.

O urbanista é responsável pela organização das cidades, estudos de legislação, criação de áreas verdes, entre outras atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano. O papel do urbanista é fundamental para sociedade, pois ele é o profissional que estuda as melhores formas de criar cidades amigáveis.