Quem pesa 95 kg pode fazer bariátrica?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

Existem contraindicações para a cirurgia bariátrica? Descubra!

  • Pacientes Jovens ou Idosos.
  • Transtornos Psiquiátricos.
  • Gravidez.
  • Portadores de Vícios.
  • Doenças pré-existentes.
  • Problemas Cardíacos.
  • Contraindicação à Anestesia.

O procedimento é indicado quando a dieta e as atividades físicas não causam mais efeito no paciente obeso, que precisa emagrecer por questões de saúde. Sua indicação é para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40, ou IMC entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas à obesidade.

O preço da cirurgia bariátrica pode variar entre 20.000 a 40.000 reais, sendo que esse valor pode mudar de acordo com o tipo de cirurgia e a região e/ou local onde será feita.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, segundo a OMS. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo/excesso de gordura corporal e é considerada uma doença crônica. Uma pessoa adulta é diagnosticada com obesidade quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 30 Kg/m².

IMC entre 25 e 30 indica sobrepeso e entre 30 e 35, obesidade grau I. Nestes casos, o tratamento se resume na prevenção, ou seja, com alimentação saudável e a prática de atividade física. Mas se o IMC estiver entre 35 e 40, se configura a obesidade grau II e já é possível buscar indicação de cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é considerada uma operação segura por apresentar baixos índices de mortalidade, entre 0,1 e 1%. Para isso, medidas cautelares visando redução dos riscos começam já na escolha da equipe médica e no local onde será realizado o procedimento.

Cirurgião Bariátrico
É cirurgião geral e/ou do aparelho digestivo com título de especialista em Cirurgia Bariátrica.

Após alguns meses da cirurgia bariátrica, algumas pessoas dizem ter a sensação de que sentem muito mais frio que antes da gastroplastia. A explicação para esse frio após a cirurgia de redução do estômago é muito simples, a gordura oferece uma “capa protetora” ao indivíduo.

Perda de peso: Bypass Gástrico e GV
Lembrando que a cirurgia de redução do estômago deve ser acompanhada também à reeducação alimentar e atividades físicas regulares. A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica.

A perda média total é de ± 70 % do excesso de peso, embora sejam freqüentes relatos de perda de 90% a 100%. Nos seis primeiros meses, a perda costuma alcançar ± 40%, com o restante sendo perdido em até dois anos, podendo diminuir um pouco mais até o quarto ano após o procedimento.

O tempo de espera para fazer a cirurgia bariátrica no sistema público de saúde gira em torno de quatro a seis anos, mas o prazo pode variar em cada região do país. O Paraná, por exemplo, é o Estado responsável por 47% das cirurgias bariátricas feitas pelo SUS em todo o país, o que faz com que o tempo seja menor.

Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

A cirurgia bariátrica de bypass gástrico é a forma mais barata e mais eficaz de tratar a obesidade mórbida, segundo estudo canadense apresentado esta semana no Encontro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, nos Estados Unidos.