Quem pesa 80 quilos pode fazer bariátrica?

Perguntado por: afrutuoso2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Atualmente, pode realizar a cirurgia bariátrica quem tem o IMC superior a 40 – o que configura uma obesidade mórbida.

IMC entre 25 e 30 indica sobrepeso e entre 30 e 35, obesidade grau I. Nestes casos, o tratamento se resume na prevenção, ou seja, com alimentação saudável e a prática de atividade física. Mas se o IMC estiver entre 35 e 40, se configura a obesidade grau II e já é possível buscar indicação de cirurgia bariátrica.

Existem contraindicações para a cirurgia bariátrica? Descubra!

  • Pacientes Jovens ou Idosos.
  • Transtornos Psiquiátricos.
  • Gravidez.
  • Portadores de Vícios.
  • Doenças pré-existentes.
  • Problemas Cardíacos.
  • Contraindicação à Anestesia.

Endocrinologista

Médico Endocrinologista
É ele que, muitas vezes, irá indicar a cirurgia ao paciente, baseado em seu histórico médico. Para uma pessoa ser encaminha à cirurgia bariátrica deve possuir um IMC maior do que 30 em casos de diabetes não controlada ou IMC acima de 35 com comorbidades ou, ainda, IMC acima de 40.

Ela dura em média 1 hora e o tempo médio de hospitalização é de 24 a 36 horas. A recuperação gira em torno de 4 semanas. Durante esse período o paciente pode perder entre 10 a 40% do peso inicial.

Quais os riscos e complicações da cirurgia bariátrica?

  • Sangramentos. ...
  • Fístulas. ...
  • Trombose venosa profunda com embolia pulmonar.

Perda de peso: Bypass Gástrico e GV
Lembrando que a cirurgia de redução do estômago deve ser acompanhada também à reeducação alimentar e atividades físicas regulares. A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica.

Cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional em paciente pós-cirurgia bariátrica, quando tiver indicação médica, é parte do tratamento da obesidade mórbida e é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).

Cirurgia bariátrica é perigosa: será isso mesmo? Assim como as demais cirurgias, a bariátrica não está isenta de riscos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

apresentar o quadro de obesidade mórbida há mais de 5 anos; ter feito tratamento clínico por, pelo menos, 2 anos, mas sem bons resultados; ter o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 kg/m² e 50 kg/m², com ou sem comorbidades – doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Passo 1: o primeiro passo para realizar a cirurgia bariátrica é o paciente decidir procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.