Quem pertencia a terra chamada de Manso senhorial?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Manso Senhorial: as melhores e maiores terras do feudo que pertenciam ao senhor feudal, suficientes para sustentar sua família. No entanto, os senhores não trabalhavam, sendo essa terra cultivada pelos servos ou camponeses.

eram dividias em mansos: manso senhorial (domínio), manso servil e manso comunal. era dividida em estamentos e classes: Nobreza, camponeses e Igreja. era igualitária. era dividida entre aqueles que lutavam, aqueles que oravam e aqueles que trabalhavam.

Conceito de Senhorio ou Domínio Senhorial
a Reserva: para das terras que o senhor reservava para si; era cultivada por servos e criados e pelos camponeses livres sob a forma de trabalho gratuito; os Mansos: parcelas da propriedade que o senhor concedia aos camponeses livres (ou vilãos) para estes explorarem.

Manso Senhorial: que eram as terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil / Vilas camponesas: que era a área de produção de subsistência dos camponeses (servos);

PRODUÇÃO ECONÔMICA
As reservas senhoriais ,eram terras exclusivas do senhor feudal, tudo o que fosse produzido pertencia ao senhor. Os mansos servis eram terras onde os servos retiravam o seu sustento e os recursos necessários para cumprir com as obrigações devidas ao senhor.

O poder do latifundiário foi passando dos escravos para a terra.

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...

Origem histórica: Grande parte dos senhores feudais eram descendentes dos chefes germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos) que invadiram e dominaram a Europa no século V. Portanto, esses senhores feudais possuíam linhagem germânica.

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.

Os nobres eram a camada dos que lutavam, o Clero dos que rezavam e os servos eram a camada dos que trabalhavam. Os servos trabalhavam nos feudos. Nas vilas ou povoados moravam os vilões, homens livres que viviam nesses feudos e deviam obrigações aos suseranos.

O mais comum dos redevances era a talha, um imposto em que o servo era obrigado a ceder parte da produção de suas terras (manso servil) para o senhor feudal.

1 e 4 e quem poderia usufruir dele resposta? Resposta: Na época do Feudalismo, o feudo era dividido em: manso senhorial, manso servil e terras comunais.

Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração. Ainda que o senhor concedesse terras aos servos para a subsistência, o preço era altíssimo.

O feudalismo teve suas origens no final do século 3, se consolidou no século 8, teve seu principal desenvolvimento no século 10 e chegou a sobreviver até o final da Idade Média (século 15).

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

Resposta: Com serviços. Explicação: Eles faziam o plantio e cuidavam dos animais como forma de pagamento pela moradia.