Quem perdeu na Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.

Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a grande culpada da guerra e alvo das maiores sanções e de pagamentos de indenizações aos países vencedores.

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.

Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.

Na época, o presidente Venceslau Brás firmou aliança com os países da Tríplice Entente (Estados Unidos, Inglaterra e França), em oposição ao grupo da Tríplice Aliança, formada pelo Império Austro-húngaro, Alemanha e Império Turco-otomano.

A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933.

A Batalha de Berlim foi praticamente o último capítulo da Segunda Guerra Mundial na Europa e selou o destino do Reich nazista. A derrota alemã trouxe grande destruição para a capital alemã, pois havia um sentimento de vingança no Exército Vermelho após a devastação causada pelos nazistas na União Soviética.

Simo Häyhä, a “morte branca”, é considerado o maior atirador de elite da história, tendo abatido mais de 500 homens durante a resistência finlandesa à invasão soviética de 1939.

Segunda Guerra Mundial (1) - Conflito matou milhões de pessoas.

O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.

Resumo sobre a Terceira Guerra Mundial
Uma nova guerra em escala mundial aconteceria mediante o uso de armas nucleares, conforme alguns analistas preveem. Estariam envolvidos países como Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e outros membros da Otan, além de nações integrantes da União Europeia.

Força Expedicionária Brasileira lutou com uma divisão de infantaria no norte da Itália, onde venceu duas batalhas. O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

No final de 1918, revoltas populares na Alemanha crescem obrigando o imperador Guilherme II a renunciar. Em novembro do mesmo ano, diante de tanta pressão o governo alemão assina o armistício. As tropas alemãs saíram derrotadas e humilhadas do conflito. Era o fim da guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e contou com a participação brasileira a partir de 1944, com o envio de aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália.

Durante a Primeira Guerra Mundial, as Potências Unidas – Grã-Bretanha, França, Sérvia e Rússia Imperial (às quais se uniram posteriormente Grécia, Portugal, Romênia e Estados Unidos) – lutaram contra as Potências Centrais - Alemanha e Império Austro-Húngaro (às quais se uniram posteriormente o Império Turco Otomano e a ...

Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)