Quem perde a visão de um olho tem direito a aposentadoria?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência e por isso, elas podem receber o benefício de prestação continuada, BPC/LOAS, para pessoas com deficiência que preenchem o requisito econômico de renda do grupo familiar até 1/4 do salário mínimo.

O TRF3 decidiu que a pessoa com visão monocular tem direito ao BPC/LOAS ainda que o laudo pericial indique ausência de incapacidade laboral. A Lei 14.126 de 2021 estabeleceu que a visão monocular é classificada como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais.

A lei que classifica a visão monocular como deficiência visual foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A Lei 14.126/21, baseada em proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Deficiência Grau Leve: 28 anos de contribuição para mulher ou 33 anos para o homem; Deficiência Grau Médio: 24 anos de contribuição para mulher ou 29 anos para o homem; Deficiência Grau Grave: 20 anos de contribuição para mulher ou 25 anos para homem.

60 anos de idade; 15 anos de tempo de contribuição; comprovar a existência da deficiência durante esse tempo de contribuição.

A perícia do INSS vai analisar e confirmar o diagnóstico da visão monocular. A sua função não é dar o diagnóstico, para isso, você precisa ter um laudo médico detalhado para apresentar no dia da perícia. Esse laudo precisa ter a identificação do paciente, a CID da doença e assinatura e carimbo do médico.

Diante da previsão legal a Receita Federal sempre negou a isenção do IPI a Visão Monocular, mesmo após a edição da Lei n. 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os fins legais.

Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art. 4º, III).

Aos deficientes visuais é conferido o direito à educação, com a utilização do Braile, em todos os níveis escolares e de graduação, assim como o dever de acessibilidade em toda a arquitetura dos prédios, que devem estar aptos a receber pessoas com deficiência visual.

Todas as pessoas que passam por perda súbita da visão devem procurar um oftalmologista (médico especializado na avaliação e tratamento—cirúrgico e não cirúrgico—de doenças oculares) ou procurar imediatamente um pronto-socorro.

Ter uma visão 20/20, ou 6/6, significa que você pode ver a mesma linha de letras a 6 metros que uma pessoa com visão normal também pode ver a 6 metros, mas isso não significa que você tem uma visão perfeita. O teste não leva em consideração a visão periférica, a definição da cor ou a profundidade de sua percepção.

A Lei 14.622, de 2023, que institui a medida, foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (17).

60%

Hoje, um segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo mínimo (20 anos homens e 15 anos mulheres).

20/200 a 20/400: deficiência visual severa; 20/500 a 20/1000 deficiência visual profunda; Inferior a 20/1000 deficiência visual quase total, próximo da cegueira; Sem qualquer percepção de luz: cegueira total.

Por exemplo, se uma pessoa tiver uma cegueira parcial — como uma baixa visão —, ela será submetida ao teste IFBrA para conhecer seu grau de deficiência. Caso sua pontuação seja acima de 7.584, ela não será considerada deficiente pelo INSS e não terá direito à aposentadoria por incapacidade.

Entre os sintomas da visão monocular estão: :

  • Cegueira.
  • Falta de nitidez na visão.
  • Diminuição da acuidade visual.
  • Atividades do dia a dia que exigem mais visão de perto (como costurar, fazer a barba, entre outras) são as mais afetadas por quem sofre de visão monocular.