Quem pegou empréstimo saque aniversário e for demitido?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Pessoas que desejam realizar o saque-aniversário precisam optar por essa modalidade de retirada do valor. Ao fazê-lo, automaticamente abrem mão do saque-rescisão, o que significa que, em caso de demissão sem justa causa, não poderão realizar a retirada de todo o saldo do FGTS.

De acordo com o banco, quando o trabalhador contrata um empréstimo e utiliza como garantia o saque-aniversário, a lei determina que seja realizado o bloqueio do saldo da conta de FGTS desse trabalhador em valor suficiente para que, quando aplicada a alíquota (de 5% a 50%) sobre a soma de todos os saldos das contas do ...

O que acontece com o meu empréstimo em caso de demissão? Para começar, é preciso ter em mente que ao ser demitido da empresa, a sua folha de pagamento será automaticamente desligada também, faz parte do processo, porém a dívida do empréstimo permanecerá ativa e precisa ser quitada.

Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória? Sim, a restrição de saldo não afeta o recebimento da multa rescisória no caso de demissão sem justa causa.

Fácil contratação e pagamento rápido na conta, tudo digital.
...
Antecipe até 10 parcelas do seu Saque-Aniversário

  1. Vá na opção 'Autorizar Bancos a consultarem o seu FGTS'
  2. Escolha adicionar uma nova 'instituição financeira'
  3. Procure por 'QI Sociedade de crédito'
  4. Confirme a seleção.
  5. Autorize a consulta do FGTS.
  6. Prontinho!

Quem fez saque aniversário pode sacar os 1.000 reais extra? Sim, mesmo quem realizou o saque-aniversário poderá receber o saque-extraordinário. Mas o valor pode variar de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador.

Quem antecipou o saque aniversário pode sacar o FGTS em 2022? A resposta é sim. O Saque-Aniversário do FGTS permite que, anualmente, no mês de seu aniversário, o trabalhador tenha acesso a uma parcela do valor depositado em sua conta.

O valor total mínimo do empréstimo é de R$ 500,00. É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$200,00. Se você já é correntista da CAIXA, simule agora mesmo pelo Internet Banking CAIXA ou App CAIXA: opção CRÉDITO > ANTECIPAÇÃO SAQUE ANIVERSÁRIO > SIMULAR E CONTRATAR.

Quais bancos estão fazendo empréstimo com garantia do FGTS?

  • Antecipação do saque-aniversário FGTS Banco BMG.
  • Empréstimo consignado Banco Pan.
  • Empréstimo consignado bxblue.
  • Empréstimo Pessoal Santander.
  • C6 Consignado.
  • Empréstimo pessoal Nubank.
  • Empréstimo Consignado com garantia do FGTS Caixa.

EMPRÉSTIMO EM FOLHA SÓ PODE SER QUITADO NA RESCISÃO COM AVAL DO EMPREGADO. A empresa, ao dispensar o empregado, somente pode quitar valores de empréstimos pessoais com desconto em folha, se autorizada por ele. Caso contrário, o desconto é ilegal.

Descontos na rescisão não podem ultrapassar a remuneração do empregado. Nos termos do parágrafo 5º do artigo 477, da CLT, qualquer compensação na rescisão contratual não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.

O desconto do empréstimo consignado pode ser feito na rescisão? Sim. Se o colaborador pede demissão ou é demitido antes de pagar todas as parcelas do empréstimo, pode-se descontar até 30% das verbas rescisórias.

Referente ao exposto neste acionamento, esclarecemos que os trabalhadores que optam pela modalidade de saque-aniversário do FGTS não perdem o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa.

Depende do motivo pelo qual seu FGTS está bloqueado. Por exemplo, em caso de antecipação do Saque-Aniversário ou empréstimo com garantia, fica bloqueado apenas o valor necessário para quitação do débito, sendo possível a movimentação dos valores restantes conforme as situações legais previstas.

Em casos de demissão o indivíduo para de receber o benefício FGTS e com isso o banco não pode mais descontar o valor do empréstimo. Então, é preciso encontrar uma nova maneira de pagar o valor adquirido pelo solicitante da modalidade.

Não se esqueça de seu login e senha para começar os procedimentos!

  1. Abra o app. Faça login no aplicativo do FGTS e clique na opção “Saque Aniversário” para começar a cancelar;
  2. Leia as cláusulas. O contrato vai surgir. ...
  3. Altere. ...
  4. Confirme. ...
  5. Acompanhe.

Ao fazer a antecipação do saque-aniversário, você autoriza o Banco PAN, parceiro do Serasa eCred a bloquear o valor dos saques antecipados. Por isso, você nem precisa se preocupar em pagar as parcelas. O valor será debitado automaticamente pela Caixa no primeiro dia útil do mês do seu saque-aniversário.

Para desbloquear, o trabalhador deve retornar à modalidade de rescisão. No entanto, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno. O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS (iOS e Android) ou pelo site da Caixa.