Quem pedala e feliz?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Um dos principais resultados do estudo foi a confirmação de que as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte são menos estressadas e têm mais energia. Além disso, os ciclistas foram identificados como pessoas mais saudáveis e positivas.

Ao pedalar regularmente liberamos naturalmente mais hormônios no corpo. Estes hormônios - endorfina e serotonina – são substâncias que atuam no organismo enquanto estamos nos movimentando. Provocam sensações de bem-estar, melhorando o humor, mais ânimo e menos estresse, sensações de prazer e felicidade...

Pesquisadores holandeses afirmam que andar de bicicleta ajuda literalmente a viver mais. Pessoas que pedalam vivem em média seis meses a mais do que aquelas que não andam de bicicleta. Uma equipe da Universidade Utrecht da Holanda entrevistou 50.000 holandeses, examinando seus padrões de mobilidade.

O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações. Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

Que ou quem se desloca em bicicleta ou que pratica o desporto do ciclismo.

Ciclista é o utilizador da bicicleta, veículo de duas rodas não motorizado, quer como meio de transporte, quer como objecto de lazer ou em competições desportivas de ciclismo.

(o / a) Pessoa que anda de bicicleta ou que pratica o ciclismo.

A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

"A bicicleta é como se fosse um par de piões, só que não apoiados sobre seu eixo, mas sobre suas rodas. Ela se equilibra pela conservação da rotação e é um tipo de equilíbrio de movimento. (Teste essa hipótese tentando equilibrar uma moeda ou uma tampa de borda fina em pé: primeiro parada e depois girando-a."

Tanto a corrida quanto o ciclismo são excelentes formas de exercício. Ambos são atividades aeróbicas rítmicas que envolvem grande volume muscular. Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa.

É comum o ciclista do cotidiano passar mais do que uma hora por dia pedalando. Só que esse tempo não é útil apenas para o corpo — mas também para a cabeça. Ele utiliza o tempo da pedalada para pensar na vida: planos para o trabalho; como resolver alguma DR que está se estendendo há meses; o que vai fazer para o jantar.

Se você já viu qualquer competição de bike profissional, você deve ter reparado que os atletas realmente possuem, sim, coxas mais grossas. Mas isso acontece porque esses atletas praticam um treino multidisciplinar que inclui também musculação para aumentar essa região e deixá-la mais forte para a competição.

Mesmo depois que o corpo estiver adaptado, não ultrapasse 20km por dia sem consultar um especialista e saber se você está apto a fazer todo esse trajeto sem sofrer lesões ou prejudicar a sua saúde.

A seguir, veja o que comer antes de pedalar e inclua o cardápio na sua rotina de preparação para o treino de bicicleta.
...
Confira alguns exemplos de alimentos naturais, ricos em carboidratos, que podem trazer muita energia para o corpo.

  • Banana;
  • Abacate;
  • Batata-doce;
  • Manga;
  • Batata inglesa;
  • Coco fresco;
  • Inhame;
  • Mel.