Quem patrocina CBF?

Perguntado por: amata . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Entre as parceiras atuais da entidade, há empresas como Fiat, Guaraná Antarctica, Itaú, Mastercard, Nike e Vivo, conhecidas nacionalmente. A CBF ainda fechou novos acordos de patrocínio nos últimos meses, como foram os casos de Rappi e Zé Delivery. Veja a lista completa abaixo com o ano de início de cada parceria.

Valor segue acordo feito em edições passadas da competição
Se chegarem em primeiro lugar, cada um dos 26 convocados receberá U$ 1 milhão (equivalente hoje a R$ 5,3 milhões).

Em 2021, do R$ 1 bilhão de faturamento, mais da metade veio de patrocínios (R$ 575,5 milhões). Em 2020, a fatia de patrocinadores foi de R$ 365,2 milhões - em balanço, a CBF ressalta que "os contratos de patrocínio são provenientes, substancialmente, da Seleção Brasileira, representando 98% do total auferido".

O número é da Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo. Segundo o levantamento, a competição deste ano deve render à principal organização de futebol o montante de US$ 6,2 bilhões.

Hoje, a marca é gerida pela subsidiária Fisia, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) obrigou a separação de negócios entre a Nike do Brasil e a Centauro, como forma de desestimular condutas anticompetitivas.

Copa do Mundo: conheça os 21 patrocinadores e parceiros da Seleção Brasileira.

A renovação do contrato de direitos da Copa do Brasil entre CBF e Globo teve um aumento em torno de 50% em relação ao acordo atual. A emissora paga um valor superior a R$ 400 milhões por ano até 2022. Com a nova negociação, essa quantia pode ultrapassar R$ 600 milhões por ano caso sejam atingidas determinadas metas.

"Durante os serviços na Seleção Brasileira quem continua pagando o salário do atleta é o clube empregador, por se tratar de interrupção do contrato especial de trabalho desportivo.

Vinícius chega ao Mundial com o seu valor em 120 milhões de euros (cerca de R$ 659,76 milhões). Enquanto isso, Neymar está avaliado em 75 milhões de euros (R$ 412,35 milhões), atrás de outro jogador do Real Madrid, Rodrygo, que está com seu valor em 80 milhões de euros (R$ 439,84 milhões), segundo o site especializado.

Clube aguarda pagamento dos R$ 60 mi referentes ao campeão pela CBF para recompensar jogadores, comissão e funcionários. Valor total recebido por conquista é de R$ 76,8 mi.

Entidade vai receber cerca de R$ 300 milhões do Itaú, que vai patrocinar seleções e e-sports. A CBF fechou nesta semana a renovação contrato de patrocínio com o Itaú Unibanco até o fim de 2026. O vínculo entre banco e confederação, iniciado em 2008, terminaria no fim de 2022.

O acordo foi o que assegurou para o Flamengo o status de camisa com maior valor de patrocínio no país.

De acordo com ela própria, o dinheiro vem, principalmente, da venda dos direitos de transmissão para televisão (60% dos ganhos) e dos contratos com patrocinadores (40%).

Fifa faturou quase R$ 40 bilhões no ciclo da Copa do Mundo do Qatar e espera ainda mais com edição de 2026.

A Cota deixada pela Americanas ultrapassava os R$ 105 milhões. A Americanas era a principal patrocinadora do BBB 23 e tinha assumido a cota mais cara, com custo de mais de R$ 105 milhões.

A família Knight é dona da Nike. De fato, o principal acionista individual é Travis A. Knight, filho de Philip Knight, cofundador da Nike, com uma participação de 7% nas ações da Classe A e uma participação de 2.7% nas ações da Classe B.

Grupo SBF

O Grupo SBF, dono da Centauro e distribuidor da Nike, se consolidou como ecossistema do esporte. Publicado em 13 de setembro de 2022, 06h00. “A gente nem começou ainda”, diz Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF, dono da rede de varejo Centauro e da distribuição da marca Nike no Brasil, ao falar do futuro.

Neymar trocou a Nike pela Puma em 2020 — na época, divergências financeiras foram apontadas como causas.