Quem passou por cirurgia pode comer quiabo?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Pode sim! O quiabo é um vegetal e em nada irá interferir no processo digestivo em resposta a retirada da vesícula biliar!

Conversamos sobre o tema com o clínico geral, Dr Alejandro Martinez, que nos explicou que não há evidências científicas que o quiabo possa afetar a cicatrização ou alterar os resultados de uma cirurgia recente.

Vegetais e verduras (couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula); Frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e morango);

Alimentos industrializados
Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

Os benefícios do quiabo se relacionam à saúde digestiva e ao sistema imunológico, pois possui vários componentes oxidantes. Os efeitos colaterais pela ingestão exagerada do alimento são os altos níveis de oxalatos, que podem causar problemas nos rins e na vesícula.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Os remosos, também chamados de "carregados" são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Folhosos verdes. As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Saiba o que você deve comer no pós-operatório

  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Use o ovo como fonte de proteína. ...
  • Iogurte e probióticos. ...
  • Ferro e ômega-3. ...
  • Chá verde, branco, vermelho, hibisco, cavalinha. ...
  • Frutas vermelhas.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

O que comer depois uma cirurgia:
*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte. Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.