Quem passa no processo seletivo pode ser efetivado?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A pessoa aprovada em um processo seletivo público pode ser efetivada? Não há a possibilidade constitucional para a efetivação do temporário admitido por processo seletivo.

Ainda sobre a diferença entre CONCURSOS e SELETIVOS, chama a atenção o fato da seleção pública ser realizada quando se tem uma situação de urgência, enquanto que os concursos públicos são feitos quando o objetivo é criar estabilidade para os funcionários, que passarão a ser considerados servidores.

É que um concurso público tem prazo de validade dentro do qual não se pode realizar outro concurso para os mesmos cargos. Este prazo é de até dois anos prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de homologação do concurso.

O processo seletivo consiste em um conjunto de técnicas que auxiliam na escolha dos candidatos mais adequados para uma determinada vaga de emprego. Através dele é possível identificar hard skills e soft skills e verificar quais perfis possuem o maior "fit" com a vaga e a cultura da empresa.

O Concurso Público ou Processo Seletivo pode ter vigência de até dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

6 – Contratação
Por fim, as etapas do processo seletivo obviamente se encerram na contratação de um dos candidatos que estavam participando do processo. Aqui há a formalização da contratação, com a assinatura do contrato, exames admissionais e anotação em CTPS, bem como informação aos órgãos governamentais.

Negociação. A fase final do processo seletivo é a negociação, que geralmente é feita pelo gestor responsável por aquela vaga, o mesmo que entrevistou o candidato. No entanto, também é comum que a entrevista seja feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).

A transição apresenta os seguintes requisitos: idade de 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher); tempo de contribuição de 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher); 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo efetivo. Haverá ainda um acréscimo de 50% sobre o tempo que faltar de contribuição na data da promulgação da emenda.

Os servidores temporários submetidos ao processo seletivo simplificado somente terão direito de receber o adicional de férias e o décimo terceiro caso exista previsão em lei ou que esteja expresso no contrato temporário. Essa questão foi pacificada pelo Supremo Tribunal Federal RE 1066677.

O processo seletivo simplificado é a contratação temporária feita com algumas fases do concurso público. Portanto, inclui também a avaliação psicotécnica, prova discursiva, oral e outras etapas.

O processo seletivo pode ser realizado por meio de provas, entrevistas ou análise de títulos. A depender da urgência e carência por novos profissionais, podem ocorrer casos em que provas escritas não sejam nem exigidas.

Contratação. Se a entrevista for bem-sucedida e você realmente se encaixar no perfil procurado pela empresa, é hora de comemorar e partir para a última etapa do processo seletivo: a contratação. É na fase final do processo que o salário é definido e acordado com o candidato.

caput da Lei n.º 8.745 /1993: “Art. 3.º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através... público para assumirem os cargos, submetendo-se a processo seletivo simplificado para admissão.

24 dias

Segundo uma pesquisa conduzida pela plataforma de divulgação de vagas Indeed, o tempo médio de resposta em um processo seletivo é de 24 dias úteis. O prazo vai variar para mais ou para menos de acordo com o segmento do negócio, o perfil da vaga em questão e as características de cada processo.

1. Esquecer de anexar o currículo

  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. ...
  • Não pesquisar a empresa. ...
  • Falta de pontualidade. ...
  • Testes ou informações pendentes. ...
  • Roupas inadequadas.

Quantas etapas tem um processo seletivo?

  • planejamento das vagas;
  • atração de candidatos;
  • triagem de currículos;
  • seleção;
  • análises de referência (algumas empresas ainda fazem essa checagem, mas não é o caso da maioria)
  • negociação/contratação.