Quem passa na OAB pode advogar em qualquer área?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Isso porque existem diversas áreas dentro do direito que um advogado que passou no exame pode atuar, como direito penal, trabalhista, familiar, civil, empresarial, entre outras.

Advogar em Outro Estado: O que fazer
De acordo com o estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados, o advogado que deseja exercer a profissão em outro estado, atuando em mais de 5 causas anuais, deverá solicitar uma inscrição complementar naquele estado.

O sistema do Banco de Oportunidades é de fácil entendimento. Todo escritório de advocacia ou sociedade de advogados – desde que devidamente inscrita e em dia com a OAB/SC – poderá oferecer suas vagas de emprego e estágio. Os advogados e estagiários inscritos também podem pesquisar e se candidatar às vagas existentes.

  • 1 – Funcionário público. Você pode tentar uma vaga em órgãos públicos do setor de justiça. ...
  • 2 – Embaixador. O cargo de embaixador no Brasil se equipara ao título de Ministro de Primeira Classe, que é a posição mais elevada da carreira diplomática. ...
  • 3 – Advogado Correspondente. ...
  • 4 – Advogado Individual. ...
  • 5 – Advogado Associado.

O exercício da advocacia é incompatível para os ocupantes de cargos ou funções de direção em órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público. Inteligência do art, 28, III, do EAOAB.

Em 2019, a Ordem publicou duas súmulas em que casos de violência contra mulheres, idosos, crianças e deficientes sejam caracterizados como falta da idoneidade. Dessa forma, candidatos com histórico de agressão ficam impedidos de se inscrever na OAB.

Bom, juridicamente nada nos impede de advogar para parentes, afinal nós advogados não temos poder nenhum de decidir a lide como um juiz, diferente deste que é impedido de atuar quando parentes são partes no processo em que é o julgador.No entanto, tem situações que nos fazem pensar duas vezes antes de patrocinar causas ...

Se o exame da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) sempre serviu de indicativo de qualidade profissional, as últimas edições da avaliação colocam o Ceará como o Estado melhor qualificado, onde praticamente seis de cada dez bacharéis em direito que participam do exame saem aprovados.

II - números cardinais acrescidos de letra A, para as inscrições suplementares (art. 56, parágrafo único); III - números cardinais acrescidos de letra B, para as inscrições feitas por transferência de outra Seção.

3 meses

Solicitando a carteira da OAB
Após preencher o formulário é preciso pagar um boleto. O valor pode varias de acordo com o estado. Por fim, com o formulário de inscrição preenchido, boleto pago e os documentos reunidos, você deverá encaminhá-los à subseção da OAB. O documento pode demorar até 3 meses para ser entregue.

Veja a seguir quais são os maiores salários da carreira jurídica: Desembargador: R$ 52.331,80.

Veja quais as 8 áreas do Direito mais bem remuneradas

  1. Direito Digital.
  2. Direito Trabalhista.
  3. Direito Imobiliário.
  4. Direito Ambiental.
  5. Direito Tributário.
  6. Direito Empresarial.
  7. Direito do Estado.
  8. Direito da Propriedade Intelectual.

Profissional paralegal: bacharel em Direito pode advogar sem fazer o exame da OAB. Cinco milhões de bacharéis de Direito poderão ganhar o direito de trabalhar mesmo antes de passar pelo temido exame da Ordem. A Câmara dos Deputados está concluindo a votação de um projeto de lei que cria a figura do paralegal.

A OAB esclarece que não existe venda de registro ou de carteira da Ordem, que qualquer oferta nesse sentido é golpe. A única forma de obter registro é por meio de aprovação no exame de Ordem, cujas regras e calendário são amplamente divulgadas.

O estágio profissional de advocacia, inclusive para graduados, é requisito necessário à inscrição no quadro de estagiários da OAB e meio adequado de aprendizagem prática.

Ao escolher a área de atuação na advocacia, é importante acompanhar audiências, analisar diligências, participar de conciliações, conhecer a dinâmica de um escritório, ou seja, conhecer a rotina de trabalho do profissional e praticar todas as atividades possíveis, vivenciando o dia a dia de cada área.

Por não ter a aprovação da OAB, o profissional não pode atuar diretamente com advocacia, mas consegue encontrar outras diversas áreas tão interessantes quanto para trabalhar ao longo de sua carreira jurídica.

Conforme o Estatuto da OAB, um servidor público não pode advogar apenas contra a Fazenda Pública que o remunera ou com a qual tenha algum vínculo. Nesse caso, poderá ingressar com processos próprios ou de terceiros quando envolver outros entes.

30, do Estatuto da Advocacia e da OAB veda ao servidor público advogar contra a Fazenda Pública que o remunera e, se esta é única no âmbito municipal, pouco importa onde esteja lotado o servidor. Seu impedimento estende-se a todos os órgãos municipais, seja do Poder Legislativo ou do Poder Executivo.

Conheça a seguir algumas dessas possibilidades e as atuações do advogado nestas funções.

  1. Ambiente acadêmico. ...
  2. Defensoria pública. ...
  3. Delegado. ...
  4. Desembargador. ...
  5. Juiz. ...
  6. Procurador. ...
  7. Promotor de justiça.