Quem paga pela roupa do pajem?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Tudo fica muito mais leve e encantador, mas uma dúvida frequente entre os noivos é quem deve pagar pela vestimenta dos pequenos! Segundo a tradição os noivos ficam responsáveis pelos gastos envolvendo as roupas e os detalhes do look das daminhas e pajens.

O pajem é um menino (muito fofo) escolhido pelos noivos para levar as alianças até o altar. Tradicionalmente ele tem a função de levar as alianças até o altar, mas cabe aos noivos escolherem se o ele vai levar as alianças ou outro elemento especial.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar.

A noiva não pode custear um vestido neste padrão de cerimônia. Sim, o noivo deve custear este vestido que será muito caro para os padrões da noiva. Ou então devem ter um casamento mais simples para que a noiva possa comprar/alugar um vestido de acordo com as possibilidades dela.

Ainda há quem tenha dúvidas sobre quem deve pagar o vestido da dama de honra, mas a resposta é sempre única: os noivos.

O que a noiva PODE pagar:
Cabelo e maquiagem, caso a noiva exigir que o cabelo e a maquiagem de suas madrinhas sejam feitos por profissionais da escolha dela. O mais sensato é tentar fechar um pacote em grupo para ter um bom desconto, mas isso vai depender muito da situação financeira de cada madrinha.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
No século XX, os dotes foram extintos, mas surgiu a tradição dos pais das noivas arcarem com as despesas de todo o casamento, como vestido, enxoval igreja, festa, fotos, lua de mel etc.

Enquanto o preço da noiva, ou serviço de noiva, é um pagamento feito pelo noivo ou sua família para os pais da noiva, o dote são os bens transferidos da família da noiva para o noivo ou sua família.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

As floristas são aquelas meninas que entram antes da protagonista, e são chamadas assim porque carregam cestinhas com pétalas de flores, que vão jogando no caminho da noiva até o altar. Esse é um ritual que prepara a passagem da noiva até o encontro do seu amor.

Não existe um limite quanto a quantidade de pajens e daminhas que irão participar da cerimônia do casamento, porém é preciso ter cautela quanto a isso, pois o exagero pode tornar a cerimônia cansativa e muito extensa tanto para vocês, noivos, como aos convidados.

A entrada das alianças
Em geral, pajens, daminhas e floristas entram antes da noiva, para anunciar a sua chegada. Porém, caso os noivos desejem, uma das crianças pode entrar depois, quando o padre ou a pessoa que estiver realizando a cerimônia solicitar as alianças.

A função primordial dos pajens e daminhas é levar as alianças até o casal, que os espera no altar. Eles levam o porta-joias (no estilo da cerimônia) com os anéis, mas, além dessa tradicional entrada com as alianças dos noivos, existem outras. Listamos algumas opções para você que quer fugir do tradicional e inovar.

Basicamente, diga a sua namorada(o) o porquê você decidiu comprar um anel de promessa para ela, concentrando-se em seu amor e compromisso com ela. Se você planeja substituí-lo por um anel de noivado no futuro, você pode dizer isso a ela.

Família do noivo e da noiva juntas podem arcar com:
O jantar de noivado, se houver. O buffet, o bolo e os doces. O aluguel dos espaços para a cerimônia e para a festa. A música da cerimônia e DJ ou banda da festa.

Despedida de solteira? As damas pagam (por norma)! A tradição é as amigas (madrinhas ou damas de honor) da noiva pagarem a despedida de solteira à noiva, dividindo as despesas entre si. É algo que devem esclarecer mas, se são as damas a organizar, por norma fica tudo por conta delas.

“A média de preço para comprar um vestido de noiva é de R$ 4 mil. E o valor pode chegar até uma média de R$ 20 mil”, destaca Marcela. Mas esse investimento varia consideravelmente de acordo com o estilista escolhido pela noiva.