Quem paga pela fuga de energia?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Depende de quem foi a responsabilidade pela fuga de energia. Se foi da concessionária, ela deve se responsabilizar.

Como identificar fugas de corrente

  1. Desligue a iluminação e todos os equipamentos das tomadas.
  2. Verifique se o disco do medidor continua girando. Em caso afirmativo, existe fuga de corrente.
  3. Constatada a fuga de corrente, desligue a chave geral para identificar sua origem.

É possível pedir revisão quando a conta de luz ou de água vem muito alta. Segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e, assim, pedir que sua fatura seja revista.

Principais causas da Fuga de Corrente
Emendas isoladas de maneira incorreta. Fios de equipamentos eletrodomésticos desencapados e que estão em contato com paredes húmidas. Conexão de vários equipamentos à mesma ficha. Falta de manutenção e revisão das instalações elétricas.

Uma fuga começa com a exposição do sujeito por uma das vozes na tônica. Depois que o sujeito é exposto, uma segunda voz, responde com o mesmo tema como sujeito, mas tocado na dominante, embora a tônica ou a subdominante (ver a Tocata e Fuga em Ré menor, BWV 565) também sejam ocasionalmente utilizadas.

A partir do ponto de entrega, a responsabilidade passa a ser do consumidor: responsabilidade em providenciar condutores e conexões para ligação de suas instalações elétricas até o ponto de entrega/conexão, inclusive responsabiliza-se pela manutenção e por problemas elétricos a partir desse ponto.

Qualquer serviço até a entrada do condomínio é de responsabilidade da concessionária ou prestadora do serviço. Dentro do condomínio, nas áreas comuns, é de responsabilidade do CONDOMÍNIO. E dentro do apto - de seu morador/proprietário.

Troca do medidor
Em regra, isso deve ser feito pelas fornecedoras de água e de luz, sem custos adicionais para o consumidor. A exceção acontece somente quando eles tiverem sidos violados pelo contratante, cabendo à empresa comprovar a ocorrência.

Para verificar a suspeita de furto na sua instalação realizada por um vizinho ou terceiros, indicamos contratar um eletricista particular e, caso seja apurado por ele que há furto de energia no local, orientamos a registrar a situação em uma delegacia mais próxima.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Confira quais aparelhos consomem mais energia e o que você pode fazer para gerenciar melhor os gastos na residência.

  1. Ar-condicionado. ...
  2. Geladeira. ...
  3. Chuveiro elétrico. ...
  4. Videogame. ...
  5. Micro-ondas. ...
  6. Televisão. ...
  7. Carregador de celular. ...
  8. Cooktop elétrico.

Por causa das medidas de isolamento, os espaços de atendimento presencial das distribuidoras estão fechados. Se não tiver resposta, a Aneel recomenda que o consumidor entre em contato com a ouvidoria da sua distribuidora ou ligue para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167.

Aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica

  • Chuveiro elétrico.
  • Fogão elétrico.
  • Secadora de roupas.
  • Aquecedor elétrico.

Como reclamar e obter orientações
O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.

O dispositivo Diferencial residual é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas, sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

IDR (Interruptores Diferenciais)
Já o IDR tem a função de proteger pessoas e animais de serem atingidos por fugas de corrente (choques elétricos), quando a fuga de corrente supera os 30mA, o IDR desliga automaticamente o circuito.

O dispositivo DR, ou Dispositivo Diferencial Residual, é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto. Sua principal função é proteger as pessoas de choques elétricos que podem ser causados por equipamentos conectados à rede elétrica.