Quem paga o frete de devolução da Shopee?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 30 de maio de 2023
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[Reembolso e Devolução] Os custos de envio da devolução da minha compra serão pagos pela Shopee? A Shopee arcará com a taxa do processo de devolução dos seus itens ao vendedor. Porém, caso seja evidenciado envio de produto errado ou produto com defeito por parte do vendedor, este deverá arcar com a taxa de devolução.

Você receberá o reembolso em sua conta bancária cadastrada no App Shopee. Prazo de pagamento: Até 5 (cinco) dias*. a) Se o seu reembolso foi solicitado em até 7 dias depois do recebimento. Cadastre uma conta bancária no seu usuário Shopee, usando as instruções disponíveis aqui.

Para fazer a devolução, vá para a página de Detalhes de Devolução/Reembolso > clique no botão “Selecione a Opção de Envio” > selecione a Opção de Envio e confirme. > veja seu Código de Devolução. Este código deverá ser informado na Agência dos Correios.

O que acontece se o comprador não devolver meu produto, após abrir uma solicitação de devolução? A Shopee cancelará automaticamente o pedido de devolução se o comprador não devolver o produto dentro do prazo de 10 dias, a partir da data em que a Shopee aprovou a solicitação de devolução.

Selecione o pedido que deseja realizar o reembolso e clique em mais detalhes da compra. No menu inferior, você encontrará o botão “Pedido de Reembolso”. Selecione essa opção para fazer a solicitação. Passo a passo de reembolso pelo app da Shopee.

Essa modalidade é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com esse código em mãos, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.

O vendedor se recusar a realizar a devolução está em desacordo com o que prevê a legislação do direito do consumidor e o direito de arrependimento. No artigo 49, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.

Primeiro, o produto deve chegar ao ponto de entrega e, em seguida, deve ser levado para um armazém onde é recebido, inspecionado e classificado. É aqui que o vendedor deve determinar o que ele fará com o produto. Você pode revendê-lo, reciclá-lo, enviá-lo para o lixo ou reenviá-lo (em caso de erro de remessa).

Após receber uma entrega, o comprador tem até três dias para pedir reembolso, caso não tenha confirmado a chegada do pacote. O prazo faz parte da garantia Shopee, um recurso que retém o pagamento ao vendedor, momentaneamente, para garantir a conclusão do processo, desde a compra até a entrega ao cliente.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

Se você já ativou sua carteira ShopeePay, você pode seguir com o pedido de reembolso normalmente diretamente pelo app da Shopee. Caso você ainda não tenha ativado, você pode completar a ativação da carteira no momento da solicitação do reembolso ao clicar em "Ativar agora".

Nos casos em que o seu pedido foi cancelado pela Shopee, o prazo de reembolso dependerá do status do pagamento e da forma de pagamento utilizada no ato de sua compra.

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O prazo para o reembolso acontecer, depende de quando fez a solicitação e da data de fechamento de fatura. Isso, porque o valor gasto, volta para o limite ou se transforma em crédito.

É possível realizar a devolução de apenas um item caso sua compra tenha mais de um tipo de produto e seja na mesma loja.

Vale lembrar que pedidos acima de US$ 50 ainda correm o risco de serem taxados. Nesses casos, o usuário que ainda quiser receber o pacote poderá efetuar o pagamento adicional do imposto. Para isso, deve utilizar o código de rastreamento disponível no site ou aplicativo da Shopee, na seção “Minhas Compras”.

Para pedidos com vários produtos parcelados com cartão de crédito, é possível solicitar retorno / reembolso de apenas um produto. Basta enviar uma solicitação de devolução / reembolso do produto normalmente e a Shopee ajustará o valor da parcela mensal de acordo com os produtos restantes.

A nota fiscal de devolução pode ser emitida pelo fornecedor ou vendedor que vendeu os produtos originalmente. É responsabilidade do fornecedor ou vendedor emitir a nota fiscal de devolução para registrar a devolução dos produtos pelo cliente.

A emissão das NF-e é obrigatória a utilização dos canais de envio (exceto os Correios), pensando nisso, a Shopee criou essa funcionalidade para facilitar a emissão da NF-e dos pedidos. O curso foi útil? Por favor, termine todas as aulas deste curso antes de avaliar.

Consumidor pode trocar produtos mesmo sem nota fiscal, orienta PROCON/MA. Documento de fornecimento obrigatório por parte dos vendedores, a nota fiscal não é uma condição para realização de trocas de produtos defeituosos que ainda estão na garantia.