Quem paga o frete da Shopee vendedor?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Quem paga o frete da Shopee? Quem paga o frete na Shopee é o cliente, quando não tem cupom de desconto. No contrário, a Shopee paga o frete com acréscimo da taxa de comissão.

A Shopee informará ao Vendedor quando receber o Dinheiro de Compra do Comprador e o Vendedor se compromete a providenciar o envio do produto dentro do prazo acordado. Se o prazo acordado não for respeitado, a Shopee poderá cancelar o pedido automaticamente e o Vendedor não deverá enviar o produto.

A Shopee disponibiliza o dinheiro da compra ao seller em até 10 dias, porém eles só começam a ser contados a partir de um desses eventos: O comprador notificar no aplicativo que recebeu a compra.

O que queremos dizer é que, de qualquer forma, independente da cobrança explicitamente ou não do valor do frete, o consumidor sempre vai ser o responsável por pagar essa conta. Existem algumas situações em que o consumidor se arrepende da compra e deseja devolver o produto.

O pagamento do frete e do valor referente ao seguro das cargas também deve ser feito pelo cliente e normalmente é realizado no destino, mediante o recebimento dos itens — ou com a possibilidade de negociar os prazos com a transportadora, se já houver um relacionamento comercial entre ambas.

Como funciona o pagamento aos vendedores? O pagamento da Shoppe aos seus vendedores, acontece por meio da Carteira Shopee, localizada na área da Central do Vendedor no aplicativo ou site do marketplace. É nessa carteira digital onde são repassados todos os recebimentos de vendas efetuadas.

O uso de cupons de frete grátis* é válido somente no aplicativo, para vendedores do Programa de Frete Grátis, em pedidos acima de R$39,00. Antes de finalizar a compra, você aplica o cupom que dá desconto no valor do seu frete. Basta clicar em “Cupom Shopee” para selecionar o cupom de frete grátis.

O motorista que trabalha como entregador do site ou app recebe em torno de R$ 3.300,00 por mês, caso você seja um agregado que realiza entregas com carro particular você provavelmente irá ganhar uma porcentagem em cima daquela entrega ou um valor fixo que pode chegar até R$ 4 por entrega.

Se a Shopee não receber a confirmação do Vendedor dentro do prazo especificado, a Shopee terá a liberdade de realizar o reembolso do valor aplicável ao Comprador sem novas notificações ao Vendedor. O reembolso será feito ao cartão de crédito/débito do Comprador ou à conta bancária designada.

14%

A Shoppe cobra uma taxa de comissão padrão de 14% para vendedores que não fazem parte do Programa de Frete Grátis e 14% + 6% para vendedores que fazem parte do Programa de Frete Grátis.

Para enviar algum produto na Shopee é muito fácil. Dentro da Central do Vendedor, você pode acessar a opção “Meus Envios” e a aba “Enviar” que irá verificar todos os seus pedidos que devem ser despachados. Selecione esses pedidos e basta clicar em “Enviar” para organizar todo o envio.

Quando você é um afiliado, você indica para outras pessoas os diversos produtos vendidos no site e app da Shopee! Logo, quando essas pessoas comprarem um produto através de um link personalizado seu, você tem direito a receber uma comissão pela venda.

Na guia “Eu”, toque em “Minhas compras” e, depois, em “Para enviar/Receber”; Toque no produto que você deseja devolver e, depois, em “Devolver/Reembolsar”; Selecione os produtos para “Devolução/Reembolso” e preencha os campos obrigatórios.

Se você já pagou alguma parcela e tem conta bancária cadastrada no app da Shopee, você receberá o reembolso em até 7 dias. Caso não tenha conta bancária cadastrada, você precisará cadastrar uma conta.

Quem deve pagar o frete na troca da mercadoria? Quando o produto é defeituoso, a loja online que é a obrigada a pagar o frete de devolução, bem como todas as despesas de envio da mercadoria certa para o consumidor, caso o acordo tenha sido de substituir o produto defeituoso.

Em geral, quem paga pelo envio das mercadorias é o cliente. Por esse motivo, é importante deixar mais de uma solução de frete disponível para que ele escolha o que lhe for mais conveniente: uma mais barata, porém mais demorada, e outra com prazo menor, mas com custo mais alto.

No frete FOB, é o cliente quem realiza o pagamento, tanto do frete quanto do seguro das mercadorias enviadas, normalmente quando o produto é recebido em seu destino final. Nesses casos, mesmo que o cliente seja o responsável por acionar a transportadora, o pagamento é feito no recebimento.

A lei é clara. Todo o custo é pago pelo lojista. O cliente recebe o valor integralmente, tanto do produto quanto do frete. Veja como fazer a devolução de sua compra on line.

O valor cobrado pelo frete obedece à média do valor final da compra. Nesse caso, você poderá cobrar de acordo com o valor total da nota — o valor de um produto pode compensar o desconto na taxa de entrega por ter uma margem de lucro maior que os demais produtos colocados no carrinho.

Se o cliente escolher o frete FOB, ele mesmo é responsável pelo pagamento do transporte e do seguro das mercadorias. É comum que esse pagamento seja feito mediante o recebimento do produto. Um exemplo de FOB para o consumidor final é o “Frete a Pagar”, dos Correios.

Vendedor CNPJ não é obrigado a emitir nota fiscal
Após você entender isso do vendedor CPF, vamos partir da parte para empresa quando você tiver CNPJ e também sobre nota fiscal. Primeiro ponto importante, o fato de você ser CNPJ na Shopee, você não tem a obrigatoriedade de emitir nota fiscal.