Quem paga o dote do casamento?

Perguntado por: osiqueira8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Enquanto o preço da noiva, ou serviço de noiva, é um pagamento feito pelo noivo ou sua família para os pais da noiva, o dote são os bens transferidos da família da noiva para o noivo ou sua família.

De acordo com a tradição, a família da noiva pagava o dote. Ele era como um adiantamento da herança.

O dote consiste em uma recompensa financeira dada à família do noivo quando um casal oficializa o matrimônio. A lei permite que sejam feitas acusações contra pessoas por causar a morte ou suicídio de uma mulher nos primeiros sete anos de seu casamento, quando há uma promessa de dote envolvida.

Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos. Mas os tempos são outros. As tradições já não são mais regras a serem seguidas.

Obviamente quando as amigas aceitam o convite para ser madrinha já sabem que terão que arcar com as despesas do look, inclusive todos os gastos com cabelo e maquiagem.

Além de demonstrar respeito pela família da noiva, o dote era visto também como compensação pela perda dos serviços da filha e até pelos esforços e despesas dos pais em dar uma boa educação.

Já o casamento real, entre cerimônia, festa e segurança, custará o estonteante valor de 32 milhões de libras. Isso mesmo: 32.000.000 de libras esterlinas, o equivalente a pouco mais de R$ 161,5 milhões.

Quando acabou o dote no Brasil? Até o final do século 19, no Brasil, os pais da noiva pagavam o dote para o noivo antes do casamento, no intuito de que as filhas conseguissem bons casamentos, com homens de renome da sociedade.

1. Conjunto de bens que a mulher traz ao matrimónio e que não se pode alienar senão em certos casos previstos na lei. 2. Conjunto de bens dados ou recebidos por causa de um contrato de casamento.

O dote é uma antiga prática, herdada dos portugueses, que inúmeras novelas de época da televisão brasileira já mostraram: o pai, poderoso escravocrata, senhor de engenho de cana-de-açúcar ou fazenda de café, combina o casamento de sua filha com o filho de um outro senhor igualmente poderoso.

Em uma família de classe média, o desembolso pode chegar de 300.000 a 400.000 rúpias (entre 5.400 e 7.100, algo exorbitante em um país no qual a renda per capita é de pouco mais de 2.700 ao ano), já que a "organização" do casamento inclui jóias, vestidos e bens materiais tanto para a namorada como para a família ...

Tradicionalmente, um dote se refere a presentes na forma de dinheiro ou bens que os pais dão às filhsa para fornecer mais segurança financeira durante seu casamento.

Dote são os bens transferidos da família da noiva para o noivo ou para a família do noivo por ocasião do casamento. Os bens transferidos podem ser presentes, dinheiro, imóveis ou outros bens.

SOCIEDADE MARANHESE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
O dote foi um costume praticado por milênios no Ocidente, sendo uma herança de origem portuguesa em virtude do processo de colonização.

Família do noivo e da noiva juntas podem arcar com:
O jantar de noivado, se houver. O buffet, o bolo e os doces. O aluguel dos espaços para a cerimônia e para a festa. A música da cerimônia e DJ ou banda da festa.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

O Dia da Noiva
Pode começar com uma odontologia cosmética, para um lindo sorriso no altar, que inclui limpeza, clareamento dental, etc. Em seguida vem a limpeza de pele, massagem, depilação, manicure, pedicure, cabelo, penteado e maquiagem.