Quem paga o anel de noivado?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

- despesas com o sacerdote da igreja. - anel de noivado. - alianças de casamento. - presente do noivo par a noiva (se ele decidir oferecer um).

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.

Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e a aliança no anular da mão direita. Ela colocará a aliança no dedo anular da mão direita dele.

A noiva e sua família pagam o vestido, o dia da noiva e os acessórios. Um detalhe que também dá muita confusão, são as roupas das daminhas. Os vestidos delas e dos pajens são pagos pela noiva. Se os pais das crianças quiserem pagar, tudo bem, mas a tradição é que este item seja pago pela noiva.

Sogro e noivo se cumprimentam, ela se despede do pai com um beijo, e o noivo a recebe com um beijinho no rosto ou na testa. A noiva chega do lado direito e, assim que for entregue ao noivo, ela passará a ficar a esquerda do noivo, a mesma posição que estará toda a sua família e padrinhos.

Qual é a cor do anel de noivado? Primeiramente, o anel para noivado em ouro branco é o mais procurado. Mas há casais que prefiram ouro amarelo, rosé e até mesmo as alianças diretamente sem usar o anel no pedido de casamento.

Alguns homens casados não usam aliança porque simplesmente não estão habituados ao toque do metal no dedo. Muitos nunca usaram anéis e não se sentem confortáveis por sentir algo a prender o dedo.

Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.

3. Se a noiva não deseja excluir nenhum dos pais. O pai e a mãe entram juntos com a noiva. Esta é uma configuração emprestada da tradição judaica onde tanto o noivo quanto a noiva entra acompanhado de ambos os pais.

A noiva entra na igreja à direita* do pai, de braços dados ou de mãos dadas com ele. Ao chegar, o noivo oferecerá seu braço esquerdo para que subam ao altar. A noiva permanece à esquerda do noivo durante toda a cerimônia. 2.

E na ausência do pai (e padrasto), algumas noivas optam por entrar acompanhadas de outra figura masculina, como avô, tio ou irmão.

Como vimos acima, o mais comum é que homem quando está noivo utilize alianças de noivado ou se preferir nada em seus dedos. Quando ele decide usar a aliança de noivado, precisa se usar na mão direita no dedo anelar. Já o anel de noivado deve ser usado na mão esquerda no dedo anelar.

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.

Não precisa. Há países, como nos Estados Unidos, onde a tradição é fazer o pedido de casamento com um anel de diamante. Mas muitas mulheres, inclusive princesas e rainhas, noivaram com anéis de safira, de esmeralda. Há quem fique noiva com a aliança de ouro, usada também na cerimônia do casamento.