Quem paga em dia o Fies o que acontece?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que pagam as mensalidades em dia poderão ter direito a um crédito de 20% sobre o valor da parcela paga.

A pessoa que não consegue quitar a dívida com o FIES não perde o diploma, e por isso conseguirá exercer sua profissão normalmente. Porém, o nome da pessoa endividada irá para o Serasa, empresa privada responsável por realizar análises e fornecer informações para decisões de crédito.

Você pode começar se preparando para quitar o saldo devedor do FIES antecipado em 2023 hoje mesmo. Procure por fontes de renda extra, auxílios e bolsas de estudo e faça um plano para economizar o dinheiro necessário para quitar o saldo devedor.

Nesse caso, há duas possibilidades de negociação: Pagamento à vista: desconto de 100% sobre juros e encargos pelo atraso e desconto de 12% sobre o valor principal.

O saldo devedor do estudante aumenta por conta das taxas de juros do financiamento.

O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será dividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.

Para solicitar o abatimento, o estudante/professor deve acessar o Simec no endereço https://simec.mec.gov.br, localizar o módulo, solicitar o cadastro, e posteriormente efetuar ou atualizar seu cadastro com os dados pessoais e as informações de atuação profissional na rede pública de educação básica.

Onde solicitar a renegociação FIES em 2023
A renegociação pode ser feita através do site do FIES ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, você também consegue acessar a opção “Renegociação Fies” no próprio aplicativo do FIES. Depois, basta pagar o boleto FIES da Caixa.

Após a empresa receber o pagamento (ou seja, depois da compensação do boleto), ela tem até cinco dias úteis para solicitar a exclusão da dívida.

Essa é uma das preocupações de quem pensa em fazer o FIES, mas não sabe se terá um bom emprego para pagar as parcelas do financiamento depois de se formar. A boa notícia é que a dívida do FIES pode ser paga com trabalho.

Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

Para saber o valor do saldo devedor e o valor da parcela depois de formado é necessário que o estudante tenha acesso ao SisFies, um sistema online que concentra todas as informações do financiamento estudantil, inclusive oferecendo um extrato com o valor da dívida principal, dos juros cobrados (caso seja o caso), do ...

Você pode antecipar apenas algumas parcelas ou integralmente o seu parcelamento. Para solicitar, entre em contato com a Central de Atendimento.

Quem tem débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida (30 de dezembro de 2021) podem ter desconto de 12% no pagamento à vista ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passa de 360 dias, foi permitido descontos a partir de 77%.