Quem paga a roupa das madrinhas?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Obviamente quando as amigas aceitam o convite para ser madrinha já sabem que terão que arcar com as despesas do look, inclusive todos os gastos com cabelo e maquiagem.

Afinal, quem paga o vestido da daminha de honra? Ainda há quem tenha dúvidas sobre quem deve pagar o vestido da dama de honra, mas a resposta é sempre única: os noivos.

Como noiva, você pode deixar para as madrinhas a missão de escolherem a cor e o modelo dos vestidos de festa para que fiquem à vontade e, por consequência, diferentes umas das outras. Não há regra quanto a isso.

A roupa do bebê:
Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Antigamente o dote era uma tradição no qual a família da noiva doava à família do noivo uma quantia de bens e dinheiro como uma espécie de adiantamento da herança.

A entrada da daminha de honra
Geralmente, ela é a última do cortejo a entrar antes da noiva. Mas também pode entrar na hora das alianças. Caso tenha mais daminhas, cabe aos noivos junto à assessora combinarem qual é a melhor estratégia.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

O pajem é um menino (muito fofo) escolhido pelos noivos para levar as alianças até o altar. Tradicionalmente ele tem a função de levar as alianças até o altar, mas cabe aos noivos escolherem se o ele vai levar as alianças ou outro elemento especial.

A função da dama de honra é carregar as alianças, porém caso tenha mais de uma em seu casamento, você não precisa deixar as outras sem função ou sem carregar nada nas mãos. Nos dois casos – crianças ou adultas – elas podem entrar com buquês de flores ou uma cesta com pétalas, jogando-as pelo chão.

Quantas damas de honra pode ter no casamento? Não existe um número de certo de damas de honra no casamento. Você pode ter uma dama de honra ou 15 daminhas.

Eles combinam muito com a cerimônia ao ar livre, mas também devem ser pensados com calma. O vestido dama de honra precisa levar em conta a paleta de cores escolhida para a decoração. Ele não necessita ser da mesma cor (para que elas não fiquem “misturadas”), mas também não pode estar totalmente destoante.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas. Até mesmo a noiva pode substituir o tradicional buquê por um arranjo de pulso.

A cerimonialista Malise Kroth explica que o corsage é popularmente conhecido como um minibuquê de flores, ou um adorno de flores, utilizado no pulso ou nos cabelos pelas madrinhas de casamento, pelas mães dos noivos, avós, demoiselles e daminhas, no bom, belo e criativo estilo americano.

Madrinhas e mães dos noivos devem usar bolsa clutch? Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

Noiva e Noivo podem arcar com:
As alianças. As flores e decoração da cerimônia da festa. Os convites e cartões de agradecimento. A lua de mel.

O tipo de serviço varia muito com o que você deseja, o pacote básico pode começar em R$ 1.000 e chegar até R$ 8.000 em salões mais luxuosos, com tratamentos corporais pré wedding.