Quem ouviu o grito retumbante de um povo heróico?

Perguntado por: rcamacho9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Pergunto: Quem ouviu, quem falou, o que foi que ouviu, o que foi que falou e onde estava quem ouviu e quem falou ?

Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

Neste caso, o sujeito é o termo “as margens plácidas do Ipiranga”, pois foram elas que “ouviram um brado retumbante de um povo heróico”. Devemos tomar cuidado para não confundir com o sujeito indeterminado, achando que este termo é complemento do verbo “ouviram”.

1 sinônimo da palavra retumbante: Principais sinônimos de retumbante: 1 ressonante.

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga.

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado. Há orações com sujeito inexistente, isto é, elas não possuem sujeito. Em uma oração, o sujeito pode estar anteposto ou posposto ao verbo.

e) Estava irritado com as brincadeiras. O predicado é nominal, porque o seu núcleo (sua parte mais importante) é o predicativo do sujeito "irritado", que se liga ao sujeito através do verbo de ligação "estava".

Falta de êxito na profissão, no amor ou em qualquer outra dimensão da vida; MALOGRO; INSUCESSO: O concerto foi um fracasso retumbante.

Significado de Idolatrada
substantivo feminino Amada; que é exageradamente amada ou adorada: pátria idolatrada. Querida; que é excessivamente venerada: escritora idolatrada. O que é alvo de veneração, respeito, adoração. Etimologia (origem da palavra idolatrada).

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,...

Significado de Resplendor
substantivo masculino Claridade excessiva; fulgor intenso. [Figurado] Conceito muito positivo que se tem sobre; brilho, glória, celebridade. Círculo luminoso pintado ao redor da cabeça dos santos; auréola.