Quem Ouviram do Ipiranga?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Pergunto: Quem ouviu, quem falou, o que foi que ouviu, o que foi que falou e onde estava quem ouviu e quem falou ?

Resposta: Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

Francisco Manuel da Silva

A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I.

Ela tem uma origem onomatopaica, ou seja, lembra um ruído forte, como o de um trovão. E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante… Este fúlgido quer dizer “brilhante, resplandecente”, do Latim fulgidus, de fulgere, “brilhar, emitir luz forte”.

Trata-se de considerar a liberdade dos escravizados e da Nação como equivalentes, pois libertar uma parcela da população, os escravizados, deveria assumir o sentido de completar uma tarefa inacabada, ambas decorrentes de muitas mediações, conflitos e morte26.

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro. Vamos valorizar nossa história!

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

Originalmente, composto pelo maestro Francisco Manuel da Silva e intitulado Marcha triunfal, foi criado para celebrar a independência em 1822.

"Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. provoca eco." Esta é a voz do povo brasileiro!

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave. Etimologia (origem da palavra plácidas).

A oração Quem lê o Jornal X é o sujeito do verbo ouvir, que está no presente do indicativo. É o mesmo que eu dissesse: “O leitor do Jornal X ouve a Rádio Y”.);

O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos. Por isso, foi feita uma versão encurtada, para execução pública.

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

(Impávido - sem medo destemido, corajoso) (Colosso - pessoa ou objeto de tamanho muito grande) (c) O correto é “E o teu” e não “Se o teu”.

1. Estátua de grandeza extraordinária. 2. [Figurado] Pessoa muito corpulenta.

Para compreender esse trecho, primeiro vamos entender o significado de algumas palavras: vívido é intenso; formoso significa belo; límpido equivale a transparente e resplandecer é o mesmo que brilhar.

[Figurado] De teor intenso, ardente; que contém intensidade: "um raio vívido de esperança".

Até a origem do nome do bairro remete ao povo negro. “Liberdade” surge por conta do enforcamento de Chaguinhas, ou Francisco José das Chagas, um militar negro que liderou uma revolta em Santos e foi punido com a pena de morte, em 20 de setembro de 1821, quase um século antes da chegada dos japoneses.

Pôr do sol é uma locução que faz referência ao momento do dia em que acontece o desaparecimento da luz do sol no horizonte. Seus sinônimos podem ser: ocaso, crepúsculo ou poente.

A liberdade manifesta-se na dimensão “externa” da pessoa diferenciando-a da liberdade interior. Uma condição que seria “conquistada” a partir de uma postura ética com o bem comum.

O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga - fato este citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda a nação.