Quem orou para casar na Bíblia?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 16 votos

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Esta passagem em outras versões da Bíblia
21 Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

Isaque, filho de Abraão, casou-se com quarenta anos. Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela vinte anos. Rebeca foi curada em resposta à oração de seu marido e deu à luz a seus filhos gêmeos Esaú e Jacó.

10 – Marcos 10:6-9. Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

Adão e Eva (Gênesis 2 e 3)
O primeiro casal citado na Bíblia também traz importantes conselhos para os relacionamentos, como importância de marido e mulher estarem sempre próximos um do outro, manterem o diálogo e tomarem grandes decisões em conjunto.

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10).

1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim.

O casamento de Isaque e Rebeca continuava sendo dirigido por Deus. Diante da esterilidade de Rebeca, que era um obstáculo ao desenvolvimento da família da aliança, Isaque se colocou diante de Deus em oração por sua esposa. Essa atitude não apenas demonstra sua fé em Deus, como também seu amor por sua esposa (Gn 25.21).

"Deus disse que meus filhos vão originar duas nações, um povo mais forte que o outro. E que o maior servirá o menor.

O Primeiro Livro de. Samuel. Ana ora pedindo um filho e faz voto de entregá-lo ao Senhor — Eli, o sacerdote, a abençoa — Nasce Samuel — Ana o entrega ao Senhor. 1 aHouve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.

Durante meses, Isaque segue ao monte para sacrificar um carneiro e orar a Deus para que Rebeca lhe dê um filho. Após um ano, as orações do casal são atendidas!

Por que Abraão não queria que Isaque se casasse com uma cananéia? (Gênesis 24:3–4; os cananeus adoravam falsos deuses. Se Isaque se casasse com alguém de outra religião, não se casaria no convênio. Abraão queria que Isaque se casasse com uma mulher que o ajudasse a manter-se fiel.

Estudos dizem que os casados são menos estressados, têm menos chance de sofrer depressão, e vivem mais anos. Isso tudo, sendo mais feliz do que se estivesse solteiro! Segundo essas pesquisas, o casamento oferece às pessoas um tipo de estabilidade e apoio que lhes permitem ter sucesso em vários outros aspectos da vida.

O casamento justo é um mandamento e um passo essencial no processo de criação de um relacionamento familiar amoroso que pode ser perpetuado além da morte. Duas importantes razões doutrinárias ajudam-nos a compreender por que o casamento eterno é essencial ao plano do Pai.

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

O casamento foi ordenado por Deus
Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

O ensinamento de amar uns aos outros foi um dos mais importantes ensinamentos do ministério do Salvador. O segundo grande mandamento foi “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44).

No casamento de Moisés e Zípora, o amor vence. Menahem vai a Jetro e diz que abre mão da herança de seu pai para se casar com Adira. Com o consentimento de Jetro, então, Menahem pede a jovem em casamento. Todos festejam, mesmos Betânia, que sofre com a mágoa e com a inveja.

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Eles sabiam que Daniel orava a Deus, então enganaram o rei fazendo com que ele assinasse uma nova lei. Qualquer um que orasse a Deus seria jogado na cova dos leões. Mas Daniel escolheu orar a Deus. Os sábios viram que ele estava orando e foram dizer ao rei que Daniel estava quebrando a lei.