Quem orou e o fogo desceu no Monte Carmelo?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Elias clama a Deus no Monte Carmelo e é respondido com chama de fogo.

Eliseu, o discípulo por excelência
João de Cheminot, seguindo Felipe Ribot, indica como primeiro discípulo o servo que Elias deixou em Bersabéia, quando fugia de Jesabel (1Rs 19, 3). Este servo é aquele que Elias enviou ao cume do Monte Carmelo para observar a chegada da chuva (1Rs 18, 43).

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes.

31 E Elias tomou adoze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um sulco em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

profeta Elias

O ebook "O Profeta do Fogo - Sua Vida e Milagres" é uma obra escrita por Elton Costa que aborda a história do profeta Elias, um dos personagens mais importantes da Bíblia.

O profeta Elias orou e durante três anos e meio não choveu. Após esse período, orou novamente, e voltou a chover. Se formos ao relato de 1 Reis capítulos 17 a 19, não encontraremos relata a oração de Elias. Então o profeta não orou?

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").

O que podemos aprender com isso:
Nós não podemos ter a arrogância de querer ditar para Deus como é que Ele vai fazer a Obra na nossa vida. Não é sempre do jeito que a gente quer. Mas Deus sabe de tudo, de todas as coisas. Então, você não pode ficar pensando só em você (…)

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Afinal, ninguém melhor do que ele para descrever a sua dor e o seu medo. Sentado embaixo de uma árvore, Elias orou a Deus dizendo: “'Já basta, Senhor', disse ele. 'Tira minha vida, pois não sou melhor que meus antepassados que já morreram'” (1 Rs 19.4).

No plano de redenção do Senhor, um dos propósitos da Terra é ser a morada celestial final para aqueles que fizeram e cumpriram seus convênios com o Pai Celestial. Será um lugar onde as famílias poderão viver unidas para sempre.