Quem orou 7 anos?

Perguntado por: azaganelli7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Portanto, à luz dessas explicações, podemos concluir dizendo que: Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas foi enganado por Labão, o qual lhe deu Lia. Não obstante, após os 7 dias de banquete da festa de casamento com Lia, Labão, seu sogro, lhe deu Raquel, pela qual teve ainda que trabalhar por mais 7 anos.

O sogro de Jacó era um homem muito ladino. Quando viu que Jacó queria casar-se com sua filha Raquel, por quem estava apaixonado, propôs ao futuro genro um acordo. Ele tinha que trabalhar de graça durante sete anos para poder conseguir a tão sonhada esposa. Todos conhecem a história da astúcia de Labão.

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Igualmente, o modo como Labão fez Jacó servir por mais sete anos se assemelha muito ao modo como Jacó convenceu Esaú a lhe vender sua primogenitura. Isso nos mostra a veracidade do texto que diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca, uma mulher escolhida por Deus para ser a sua esposa. Porém, ela era estéril. Seu marido orou com insistência durante 20 anos e recebeu a bênção.

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Dn 10:2-3). O Jejum de Daniel está mencionado na bíblia, no livro que leva o nome do profeta.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.

Ezequias

De costas para o mundo
“Quando Ezequias recebeu a notícia, fez algo surpreendente: virou o rosto para a parede, chorou, orou, abriu o coração para o Altíssimo.

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer.

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem. Que ele vá e se case com uma prostituta.

Abital (Isabella Dionísio) é a sexta esposa, outra israelita e mãe de Sefatias. Por fim, a sétima escolhida é Eglá (Sâmia Abreu), mais uma natural do povo de Israel.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Jacó oferece sete anos de trabalho gratuito como dote para se casar com Raquel.

Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.