Quem organizou a Enciclopédia?

Perguntado por: emoura7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Jean Baptiste le Rond D'Alembert

Sob responsabilidade de Denis Diderot (1713-1784) e Jean Baptiste le Rond D'Alembert (1717-1783), foi lançado em Paris, no ano de 1751, o primeiro volume da Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers.

A Enciclopédia, ou no nome original em francês Encyclopédie, foi criada por Jean d'Alembert e Denis Diderot. O objetivo era propagar as ideias iluministas e acabar com o reino de ignorância mantido pela fé da população.

No século X, em Constantinopla, apareceu uma obra coletiva greco-bizantina de grande interesse para o conhecimento da Antiguidade Grega. Trata-se de uma compilação de obras e personagens classificadas de forma inovadora por ordem alfabética que se apresenta, portanto, como a primeira enciclopédia: a Suda.

A Enciclopédia foi organizada em 35 volumes, separados em 71 818 verbetes e 3129 imagens. A produção de todo esse material foi coordenada por d'Alambert e Diderot, mas contou com o apoio de mais de 130 colaboradores. Em 1751, foram publicados os primeiros volumes, e depois disso d'Alambert se afastou do projeto.

A enciclopédia é um conjunto de livros que concentra o saber de maneira organizada, geralmente em ordem alfabética. O formato tradicional da enciclopédia é um livro, mas existem outras formas como fascículos, CDs ou versão online.

Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (traduzido da língua francesa, Enciclopédia, ou dicionário racional das ciências, artes e profissões) foi uma das primeiras enciclopédias que alguma vez existiram, tendo sido publicada na França no século XVIII.

Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780.

DIDEROT E D'ALEMBERT: A enciclopédia pretendia reunir todo o conhecimento da época. Obra organizada por D'Alambert e Diderot., com o primeiro volume publicado em 1751, contou com a contribuição de quase 60 pensadores.

A publicação mais influente do Iluminismo foi Encyclopédie (Enciclopédia). Publicado entre 1751 e 1772 em 35 volumes, foi compilado por Denis Diderot, Jean le Rond d'Alembert (até 1759) e um grupo de 150 cientistas e filósofos. Isto ajudou a espalhar as ideias do Iluminismo em toda a Europa e além.

Vários intelectuais da época colaboraram nesse projeto, entre eles, Buffon (naturalista francês), Jacques Necker (economista e político suíço), Turgot (economista francês), Condorcet (filósofo, matemático e político francês), Rousseau, Voltaire e Montesquieu (principais filósofos do Iluminismo).

Significado de Enciclopédia
substantivo feminino Livro ou conjunto de livros que contém fatos sobre vários assuntos, dando informações sobre todas as áreas do conhecimento ou sobre um âmbito específico; normalmente organizado em ordem alfabética ou por tema.

Qual foi a importância da Enciclopédia para o Iluminismo? A ideia de disseminação do conhecimento, defendida pelos pensadores iluministas, foi expressa na criação da Enciclopédia.

In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2020.

Denis Diderot foi um filósofo e escritor francês de grande reconhecimento no período Iluminista. É conhecido por ter feito a Encyclopédie, junto com Jean le Rond d'Alembert, que reunia as descobertas científicas da época.

Denis Diderot
Juntamente com Jean Le Rond d 'Alembert ele foi responsável por disseminar a filosofia iluminista por todos os lugares. Ambos negavam a influência de Deus sobre o destino dos homens e também acreditavam que qualquer forma de religião causava um desequilíbrio na sociedade.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

Autores. O francês Denis Diderot (1713-1784), um dos grandes homens de letras da Europa do século XVIII, foi, ao lado de Jean le Rond d'Alembert, editor-chefe da Enciclopédia.

Quando procuramos o significado de uma palavra ou de um conceito, em um livro especializado, dicionário ou enciclopédia, cada item que encontramos é um verbete.

O conhecimento enciclopédico consiste no conhecimento do mundo que se encontra armazenado na memória de longo prazo, e o interacional recobre os conhecimentos funcional, comunicacional, metacognitivo e superestrutural, sendo o último o que garante a interação (as ações verbais) pela linguagem (Koch, 2003).