Quem olhou para trás e virou estátua de sal?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 4 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Os anjos ordenam que Ló e sua família deixem a cidade sem olhar para trás. Durante a fuga, Ayla olha para trás e vira estátua de sal.

Ló fugiu para uma cidade pequena chamada Zoar, para escapar da destruição. Os anjos avisaram para não olhar para trás, mas a mulher de Ló desobedeceu, olhou para trás e se tornou em uma coluna de sal. Deus enviou fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra e somente Ló e suas filhas se salvaram (Gênesis 19:24-25).

Obediente, Abraão atendeu ao chamado e dirigiu-se a Canaã. Levou consigo sua mulher, seu sobrinho Ló, filho de Arã, os outros parentes e todos os bens que possuía.

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

A mulher de Ló é conhecida na bíblia por ter virado uma estátua de sal. Essa história é relatada em Gênesis, primeiro livro da bíblia. Ló, sobrinho de Abraão, habitava em Sodoma após ambos concordarem que seria melhor as famílias separarem-se.

“Eu vos concedo serdes o sal da terra; mas se o sal perder o sabor, com que será a terra salgada? O sal então para nada mais prestará, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens” (3 Néfi 12:13; grifo nosso).

A ganância de Ayla (Elisa Pinheiro) será sua perdição em meio à destruição de Sodoma em Gênesis. Ela se recusará a seguir as ordens de Gabriel (Paulo Dalagnoli) de deixar toda a riqueza que fizeram na cidade do pecado e, de quebra, ainda olhará para trás durante a fuga.

A Mulher de Ló é uma personagem bíblica do Antigo Testamento que ficou conhecida na Bíblia por ter sido transformada em uma estátua de sal. A Bíblia não diz nada sobre sua vida pessoal, exceto que foi casada com Ló, sobrinho do patriarca Abraão, nem mesmo o nome dela é conhecido.

Na Bíblia, a direita é o local onde se encontra a retidão e o paraíso, a esquerda é o lugar dos condenados e do Inferno.

Os dois eram homens de Deus, os dois tinham fé no Senhor, os dois serviam a Deus. TODAVIA, ELES VIVIAM A VIDA DE UMA MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE UM DO OUTRO. Enquanto Abraão vivia e agia como um crente espiritual e vencedor, Ló infelizmente, acabou vivendo como um crente carnal e derrotado.

Eles se separaram porque enriqueceram e estava havendo contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló (veja em Gênesis 13:7). Para resolver o problema, Abrão propõe que eles se separem, indo cada um para um lado (Gn 13:8). Abrão deixa que Ló escolha pra onde quer ir (Gn 13:9).

Importante notar que se Ló tivesse dado atenção, e consultado a Deus sobre que caminho deveria seguir, talvez não tivesse ido a Sodoma. Aprendemos com a história de Ló, ainda que de forma negativa, como é importante confiar nas mãos do Senhor as nossas ações, pois Ele sempre saberá o que é melhor para nós.

Explique-lhes que ao nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, aprendemos a amar e servir melhor ao próximo e incluímos mais pessoas em nosso círculo de amor. Diga às crianças que, nesta lição, aprenderão como o profeta Abraão tratava as pessoas a quem amava.

Deus passa novas instruções a Moisés para que consiga água para o povo. Mas, enfurecido, Seu servo desobedece sua ordem e é punido.