Quem olha o recreio na escola?

Perguntado por: erodrigues9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

O recreio na realidade da escola atual é visto pelo professor como merecido descanso após um período de duas ou três aulas; pelo aluno como período livre para se alimentar, gritar, brincar, correr, ou simplesmente se aquietar, etc., a bel prazer, carregados cada qual com determinada cultura social e familiar exercendo ...

Isso pode ser usado das mais diversas formas, então resolvemos dar seis dicas do que fazer no recreio escolar.

  1. Assimilar o que foi passado nas aulas. Muitas vezes a aula foi pesada, com muito conteúdo em pouco tempo, e a cabeça está fervendo. ...
  2. Descansar a mente. ...
  3. Descansar o corpo. ...
  4. Ler. ...
  5. Jogar. ...
  6. Integrar com seus amigos.

15 minutos

Qual é a duração ideal para o recreio escolar? Muitas escolas têm como padrão disponibilizar 15 minutos para o recreio. O objetivo, geralmente, é garantir que os alunos estejam de volta à sala de aula o quanto antes, para “não atrasar” a aprendizagem.

Segundo a legislação Lei 5692/71 (LDB) tanto o recreio como os intervalos de aulas são considerados – hora de efetivo trabalho escolar – podendo então ser desenvolvidos projetos/programas dentro do PPP das unidades escolares.

O professor com jornada de mais de 4 horas e até de 6 horas diárias tem direito a um intervalo de 15 minutos; O professor com jornada de mais de 6 horas diárias terá direito a um intervalo de, no mínimo, 1 hora e de, no máximo, 2 horas.

Não existe lei para isso. Contudo, deixar um aluno sem o recreio é uma pequena punição por algum ato que ele cometeu. Além do mais, a escola tem autoridade para aplicar essas punições desde que seja por atos que o aluno cometeu dentro da escola.

O Recreio Dirigido proporciona momentos lúdicos e pedagógicos que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, estimulando o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, transferindo o uso da tecnologia para outro momento.

Recreio dirigido
Alguns podem até preferir jogar bola todos os dias, mas outros não. Portanto, os professores e monitores da escola podem investir no recreio dirigido. Aqui, eles podem promover a interação entre outros grupos e turmas de outras salas.

Após o máximo de 03 (três) aulas consecutivas, é obrigatório um intervalo com duração minima de 20 (vinte) minutos ininterruptos, no turno diurno, e de 10 (dez) minutos no turno noturno.

Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.

Como organizar o recreio escolar?

  1. Elabore atividades diferentes. ...
  2. Promova a interação entre os alunos. ...
  3. Cuidado com a alimentação. ...
  4. Tenha opções para dias de chuva.

O Aluno pode ficar na sala de aula durante o intervalo se ele quiser ficar voluntária-mente sem ter sido retido por nenhum professor ou etc.

Não é contra a lei, porém, ele não pode mais manter os alunos dentro da sala de aula, e isso é desvantagem para ele, caso aconteça qualquer coisa com um dos seus alunos, ele será o responsável.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

Através do Recreio Interativo, por meio do brincar e do cantar, tendo como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (2001) podemos desenvolver e ampliar na criança sua capacidade de falar, pensar, imaginar, tomar decisões, expressar sentimentos repetir ações prazerosas, de partilhar, conhecer a ...

O Regimento Escolar reflete as características da escola e estabelece as normas de seu funcionamento, de forma a garantir a segurança quanto aos procedimentos e diretrizes das ações educacionais.