Quem obedece obedece a?

Perguntado por: nmarques9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê).

Conforme estabelece o art. 33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”. Esse dispositivo, ao mesmo tempo em que cria um dever fundamental, condiciona-o a uma reserva de legitimi- dade para sua aplicação.

Cumprir ordens: 1 acatar, seguir, ouvir, escutar, aceitar, cumprir, desempenhar, executar, observar, respeitar. Submeter-se à vontade dos outros: 2 depender, obtemperar, render-se, submeter-se, sujeitar-se.

Um sujeito obediente é também considerado passivo ou submisso perante outra pessoa (dominante), seja através do respeito e admiração ou pelo medo, temor ou receio das possíveis consequências ao desobedecer o dominador.

O correto é: Obedeço ao regulamento. ("Obedecer" é um verbo transitivo indireto, por isso deve ser acompanhado por preposição).

1 Ato ou efeito de obedecer. 2 Qualidade ou estado de obediente. 3 Total submissão a algo ou alguém; sujeição, vassalagem: “Não é só o imposto que se dá a César, ou não é só o imposto em dinheiro; é também a obediência às suas leis” ( JAl2 ) . 4 Esfera de jurisdição ou autoridade.

Verbos que apresentam mais de uma regência

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

Regência verbal: veja como identificar
Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Um verbo transitivo é um verbo que necessita de complementos para completar o seu sentido, visto sozinho apresentar um significado incompleto. Os complementos verbais são o objeto direto e o objeto indireto. Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

A obediência gera um futuro próspero
A bíblia revela que, se plantamos obediência, logo colheremos bênçãos para nossa vida. Já que obedecer a Deus é uma maneira de glorificar o nome dEle. E quanto mais adoramos, mais somos abençoados. Pois o coração de um pai sempre se alegra com a obediência do filho.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Josué 1:8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

1 Reis 2:3. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for (1 Reis 2:3).

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Obedecer é acreditar na orientação pastoral, ser persuadido por ela, e segui-la prontamente. Se estou convencido de que a orientação pastoral é verdadeira (baseada na Palavra de Deus), então devosegui-la, assim como obedeço uma orientação médica, por acreditar que ela é verdadeira. “Obedecei a vossos líderes”.