Quem o que Onde Quando Como por quê?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Elas foram chamadas por Aristóteles das sete circunstâncias. Em latim as perguntas eram: quis, quid, quando, ubi, cur, quem da modum e quibus adminiculis. Esta perguntas podem ser livremente traduzidas para: quem, o que, quando, onde, por que , como e por que meios.

Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informa- ções essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às ques- tões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.

Por exemplo: “Tem notícia da nossa colega Maria Antônia?”. No jornalismo, uma notícia é um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo. Seu conteúdo pode ser formado por um tema político, econômico, social, cultural, etc.

Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos). A linguagem usada é a FORMAL, com sua função referencial, denotativa.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto. Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão.

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

Paulo (1992) define lide como uma palavra aportuguesada do inglês “lead”, que significa conduzir, liderar. Ele é a abertura da notícia e, portanto, o responsável por conduzir, por introduzir o leitor naquilo que será noticiado e por despertar seu interesse para que haja uma continuidade de leitura da notícia.

O que ou Como? e Onde? Utilize as figuras para formar frases oralmente ou escritas, que façam sentido ou não! Este jogo auxilia no estimulo a criatividade, construção de frases, bem como contar histórias, falar sobre sentimentos e tudo o que a imaginação permitir.

ESTE ELEMENTO DA NOTÍCIA É A INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO. O LIDE PORTANTO, DEVE INFORMAR QUAL É O FATO NOTICIADO E AS PRINCIPAIS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ELE OCORRE. PARA UMA NOTÍCIA SER CLARA E COMPLETA, PRECISA RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS: O QUE?

Fontes oficiosas: são aquelas que, reconhecidamente ligadas a uma entidade ou indivíduo, não estão, porém, autorizadas a falar em nome dela ou dele, o que significa que o que disserem poderá ser desmentido.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Passo a passo para se fazer uma notícia

  1. 1) Definição da temática. ...
  2. 2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento. ...
  3. 3) Conhecimento do público-alvo. ...
  4. 4) Elaboração de título e subtítulo. ...
  5. 5) Início do texto: a importância do lide. ...
  6. 6) Uso de elementos complementares.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Notícia e Reportagem
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

A linguagem mista é uma junção da linguagem verbal com a não verbal. As histórias em quadrinhos são seu exemplo mais comum.

A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.

Elementos da notícia
Manchete – frase de destaque que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Título auxiliar – em um tamanho um pouco maior, é o complemento da manchete e tem o objetivo de atrair o leitor. Lide (lead) – são as principais informações da notícia, expostas no primeiro parágrafo.