Quem o pai da música?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Bach é tido como o maior nome da música barroca, considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, ganhando também o título de “Pai da Música”. Foi elogiado e estudado por grandes compositores como Mozart e Beethoven, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero.

A obra de Bach foi variada e fecunda, uma carreira em que destacam os Concertos do Brandemburgo, a Paixão Segundo São Mateus, a Tocata e Fuga em Ré Menor e as Cantatas Sacras 80, 140 e 147, entre muitas outras. Foi um grande compositor, mas também um grande intérprete do cravo, do teclado e do órgão.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.

10 Grandes Compositores da Música Clássica

  • Johann Sebastian Bach (1685-1750) ...
  • Ludwing Van Beethowen (1770-1827) ...
  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) ...
  • Frederic Chopin (1810-1849) ...
  • Richard Wagner (1813-1883) ...
  • Antonio Vivaldi (1678 – 1741) ...
  • Franz Schubert (1797-1828) ...
  • Johannes Brahms (1833-1897)

Entre os séculos XIV e XVI, a cultura passou por transformações que impactaram a história da música.

1819

Considerado uma das figuras musicais mais influentes da história, Beethoven foi perdendo a audição aos poucos e ficou completamente surdo em 1819. Foto aérea de um piano de cauda Baldwin com outros pianos de console. Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em 1770.

Junto com Beethoven e Mozart, o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) talvez forme o trio mais influente da história da música clássica. Apesar de ser um dos compositores mais famosos da história, o fato curioso sobre a trajetória de Bach é que ele não foi um nome muito conhecido na sua época.

Regente considerado o maior intérprete de Bach do mundo fala sobre os obstáculos para continuar na carreira e, especialmente, sobre a vontade em superá-los. Ao longo deste ano, o pianista e maestro João Carlos Martins encarou 178 apresentações, aos 75 anos.

Assim como teve muitos filhos, Bach também deixou-nos uma grande riqueza cultural: ele compôs mais de 1.100 peças, entre oratórios, concertos, tocatas, cantatas, paixões, todas em sua maioria músicas sacras, apesar de, nesta época, a música não estar mais vinculada à Igreja.

Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, Jesus Alegria dos Homens, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga, Coração e Boca e Ações e Vida e ...

A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e por negros escravizados, oriundos sobretudo das regiões de Moçambique, do Congo e de Angola.

Xisto de Paula Bahia (Salvador, 6 de agosto de 1841 – Caxambu, 30 de outubro de 1894) foi um ator, cantor e compositor brasileiro. Xisto foi também o compositor da primeira música gravada no Brasil: o lundu "Isto é bom".

"Blinding Lights", de The Weeknd (foto), é a música mais tocada de todos os tempos no Spotify, com mais de 3,8 bilhões de streamings em Outubro de 2023.

Despacito

Despacito é a música mais famosa do mundo. Hit de Luis Fonsi atingiu a marca de 4 bilhões de visualizações.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

O Hino Hurrita nº 6 é a música mais antiga do mundo, uma ode à deusa Nikkal, achada em Ugarit, na Mesopotâmia. Foi composta no período final desta civilização, 3.400 anos atrás e é de fato a música mais antiga sobre a qual sabemos o suficiente para fazer sua reconstrução sonora.

lundu

Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.

Continuar lendo É música ou música?