Quem o Creas atende?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de maus-tratos, violência física, psíquica e sexual, negligência, exploração sexual, abandono, ameaças, discriminação em ...

famílias são público alvo dos CREAS quando o uso de substâncias psicoativas por um ou mais de seus membros decorrer ou resultar em situações de violência aos usuários ou a toda família.

É Serviço de Abordagem Social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.

Compreende atenções e orientações direcionadas à promoção de direitos, à preservação e ao fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e o fortalecimento da função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que causam fragilidades ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O atendimento é individualizado e sigiloso, realizado por profissionais capacitados que garantem o acolhimento da vítima. O foco dos atendimentos psicológicos são no fortalecimento da autonomia e autoestima, contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de negligência, violência e opressão.

O CREAS serve para garantir a proteção social e defesa dos direitos dos indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência.

Para efetivar o registro o profissional deve requerer ao CRESS sua inscrição e apresentar os seguintes documentos: - Comprovação de Cumprimento de Estágio Curricular; - Três Fotos 3x4; - Comprovante de pagamento das taxas de inscrição e anuidade.

O CREAS não deve ser instalado em imóvel compartilhado com ONG, Serviço de Acolhimento e órgãos de defesa de direitos (Poder Judiciário, Delegacias, Conselho Tutelar, Ministério Público; Disque Denúncia).

Assim, nos CRAS, CREAS, Serviços de Convivência e demais ações da política, o assistente social é responsável pela execução, acompanhamento, desenvolvimento e intervenção social.

Resumo. A Acolhida é uma ação presente em todos os serviços, programas e projetos socioassistenciais, em especial no PAIF (Serviço de Atenção Integral à Família), sendo, muitas vezes, o contato inicial qualificado da família com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Compõem a equipe de referência da unidade: 1 assistente social, 2 psicólogos e 1 profissional de abordagem. Todas as demandas do CREAS dentro da atuação da equipe técnica são direcionadas ao Serviço Social.

As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de ...

Além de psicólogos, assistentes sociais e advogados, os CREAS devem contar, em sua equipe, com outros profissionais de nível superior ou médio, cuja área de formação e perfil Page 2 CREAS – Recursos Humanos 2 (conhecimentos teóricos, habilidades metodológicas, postura profissional) deve ser definida com base nos ...

O trabalho do pedagogo na assistência é desenvolver projetos, ações intersetoriais e ações educativas junto aos outros profissionais do SUAS, promovendo a garantia de direito e conhecimento dos mesmos.

O CREAS é o serviço responsável por sua oferta e deve articular suas ações na perspectiva de fortalecimento da pessoa e/ou família na superação das situações de violação de direitos.

Como define Lévy (2001), a intervenção psicossocial assume o interesse pela mudança social e pelas escolhas dos sujeitos, como processos grupais e coletivos, com efeitos de e sobre a linguagem, sendo que o próprio discurso é um lugar de mudança.

Programa de atendimento psicossocial individual
Os atendimentos são feitos pela equipe de psicólogas e assistentes sociais da PRAEC e são gratuitos.

O CREAS deve funcionar para atendimento ao público, no mínimo cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando quarenta horas semanais, assegurada a presença de equipe profissional de nível superior, além dos demais profissionais necessários ao bom funcionamento dos serviços.

RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento; Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam; Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).