Quem o corvo alimenta na Bíblia?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Agora, por ordem de Deus, Elias atravessa o Jordão e volta para o deserto. Ele se esconde no Carit. Como o povo naqueles quarenta anos, ele é alimentado pelo corvos (=codornizes) e bebe da água do córrego.

I Reis 17:2-6—Elias é alimentado por corvos. I Reis 17:7-16—Uma viúva dá de comer a Elias e o pouco alimento de que ela dispunha multiplica-se milagrosamente. I Reis 17:17-24—Elias abençoa o filho da viúva e faz com que ele volte a viver.

Popularmente, o corvo é interpretado como o sinal místico de mau presságio. Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá. 6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. 7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.

A águia, porém, não luta com o corvo. Ela apenas voa mais alto. Quanto mais alto o voo, mais difícil é para o corvo respirar, que logo cai. Não precisamos lutar todas as batalhas, apenas precisamos voar mais alto.

Na verdade, repete sempre a mesma frase: "nunca mais". O corvo fica lá, repetindo de quando em quando o "nunca mais". Ou pelo menos é isso que o homem solitário acredita ouvir. A partir desta frase, os pensamentos dele mergulham no sofrimento que aquelas palavras evocam, nas lembranças da mulher que ele não verá mais.

Elias

Elias contou com o Anjo enviado por Deus para ser seu ouvido, dando o que ele precisava naquele momento: água e alimento.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

É muito ou é pouco? No segundo livro de Reis, temos o relato bíblico de um homem que havia chegado de Baal-Salisa e trouxera ao profeta Eliseu vinte pães feitos com a colheita da primeira cevada colhida. Por ordem de Eliseu esses pães deveriam ser dados ao grupo de profetas.

E, se Elias foi milagrosamente alimentado por corvos, é inútil perguntar onde encontraram o pão e a carne, pois Deus iria dirigi-los.”

6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

Durante o período de fome, Elias bebeu água de um riacho. Deus enviou corvos para alimentá-lo. Mas então o riacho secou. Deus disse a Elias que procurasse uma mulher na cidade e que ela lhe daria alimento.

Elias fugiu ao querer se preservar, abateu-se com o que considerava ser um golpe em sua reputação. Eliseu, caso pensasse em sua preservação, era melhor ter ficado onde estava, mas despede-se dos pais, queima os instrumentos de trabalho, cozinha a carne de seus bois e se alimenta com sua gente.