Quem nasceu em Recife e o quê?

Perguntado por: iguterres6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quem nasce em Recife é recifense, não é recifence... Recifense ou Pernambucano (a).

estado de Pernambuco

Capital do estado de Pernambuco, localizada na Mesorregião Metropolitana (Microrregião de Recife). É sede da Região Metropolitana do Recife – maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste; quinta maior do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes.

A origem do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano. E quem nasce ... - Museu da Língua Portuguesa.

Olinda é uma cidade de Estado do Pernambuco. Os habitantes se chamam olindenses. O município se estende por 41,7 km² e contava com 392 482 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 9 421,1 habitantes por km² no território do município.

A cidade possui 94 bairros distribuídos em 218,5 quilômetros.

Recife comemora 486 anos com bolo, shows e regresso de tradições | Prefeitura do Recife.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

Recifense ou Pernambucano (a).

O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado.

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

Uma curiosidade da cidade e de sua população é que quem nasce em Maragogi é maragogiense, um povo que foi fundamental para a formação histórica e cultural do município alagoano. O lugar foi, primeiramente, chamado de Gamela.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Recife, a capital e a cidade mais populosa de Pernambuco. Jaboatão dos Guararapes, situada na Região Metropolitana do Recife, ao sul da capital, é a segunda cidade mais populosa de Pernambuco. Olinda, também situada na Região Metropolitana do Recife, ao norte da capital, é a terceira cidade mais populosa de Pernambuco.

Olinda

Olinda, em Pernambuco, é a cidade mais antiga do Nordeste brasileiro – o primeiro povoado foi estabelecido em março de 1535. Com quase 500 anos de história, Olinda foi apontada pela UNESCO em 1982 como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade.

Neste domingo, Olinda completa oficialmente 488 anos e o Recife, 486 anos de fundação. Segundo o professor de história Paulo Chaves, porém, essa data é controversa. "Olinda é datada de 12 de março de 1537. E, na realidade, o Recife só surge como vila em 1709.

Rua do Bom Jesus

A Rua do Bom Jesus, símbolo do Recife e hoje considerada uma das mais bonitas do mundo, já foi Rua do Bode, Rua dos Judeus e Rua da Cruz antes de ter o atual nome. É uma história que remete aos primeiros séculos da colonização, ainda no século 17.

Pina, Jaqueira, Graças, Tamarineira, Rosarinho e Poço da Panela são alguns dos bairros mais caros para se morar em Recife.

Bairros nobres de Recife

  • Pina.
  • Boa Viagem.
  • Casa Amarela.
  • Jaqueira.