Quem nasceu em Belo Horizonte é o quê?

Perguntado por: vnogueira2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Minas Gerais, mineiro. Em Belo Horizonte é belo-horizontino.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.

O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

O adjetivo pátrio oficial para quem nasce em Curitiba é “curitibano”, como afirma o Michaelis.

E a forma recomendada é belenense. Tanto que, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a única forma registrada do gentílico é belenense, que é relativo a Belém do Pará ou o que é seu natural ou habitante, disse o linguista.

Belo Horizonte possui 487 bairros, conforme a lei 9.691. Segundo dados do Censo 2010, os mais populosos (Sagrada Família, Buritis e Padre Eustáquio) possuem acima de 28 mil moradores.

A Lagoinha é o mais emblemático e antigo dos bairros “pericentrais” de Belo Horizonte – aqueles que surgiram fora da Avenida do Contorno, na então área suburbana da cidade, conforme o projeto da comissão construtora chefiada pelo engenheiro Aarão Reis (1833-1936).

Para os mineiros, o dia 12 de dezembro é uma data muito especial. É o aniversário de Belo Horizonte, que em 2022 chega a seus 125 anos com muita história e tradição.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);

Quem nunca ouviu algo como “é carioca, mas não conhece nada do Rio de Janeiro”? Bem, quem nasce em Angra dos Reis é angrense. Tudo bem que a Ilha Grande não se localize na cidade do Rio, e nem em Nova Iguaçu, mas o olhar estrangeiro de hoje vai além de você que é fluminense.

A identidade cultural “tocantinense” foi criada com a emancipação do Estado do Tocantins em 05 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a lei que constituiu o território, antes conhecido como norte goiano, em mais um estado da federação brasileira.

Quem nasce no Rio Grande do Norte é Potiguar. Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte).

A diferença entre os termos fluminense (quem nasce no estado do Rio de Janeiro) e carioca (quem nasce na capital do Rio) é antiga. Ela existe porque o estado do Rio de Janeiro e a capital desse estado possuem o mesmo nome, diferenciando assim quem nasce na capital de quem nasce em outras cidades.