Quem nasce no Sul é sulista?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

substantivo masculino Natural ou habitante da região Sul.

Natural ou habitante do Sul de uma região ou país.

Pessoa que nasceu no sudeste. Nasci no Sul, sou sulino, já meu amigo que nasceu no Sudeste é sudestino.

Gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais, do bioma denominado pampa, que ocorre no sul da América do Sul, Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai, também aos nascidos no Rio Grande do Sul.

Muito tempo; tempo demaisssss: "Faz a maior cota (mó cota) que não o vejo." Mentira, conversa mole: "Isso aí que ele disse é o maior migué (mó migué)." Vacilar; estar por fora; ficar "moscando": "Ele está moscando, já deveria ter feito isso." Ir a um lugar: "Cola aqui em casa; vamos colar lá no sábado?"

Se quem nasce no sul do Brasil é sulista, e quem nasce no nordeste é nordestino, qual é a denominação para quem nasce no sudeste? Não há registro, em bons dicionários de português, do uso das denominações sudestino ou centro-oestino.

Dados gerais da região Sul
Esses dados são de 2019. Área territorial: área ocupada pela região Sul é de, aproximadamente, 564 mil km², o que resulta em 7% do território brasileiro. População: 29.975.984 habitantes.

Formada por três estados – Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) –, a região tem uma economia influente no País, distribuída em vários setores, tais como agropecuária, indústria, extrativismo, turismo, entre outros.

Massas, sopas, bolos, pinhão, carne e bebidas quentinhas fazem da gastronomia sulista um arsenal de combate ao frio. Conheça as melhores comidas típicas da região e saiba onde encontrar cada uma delas.

Significado de sulino
[Brasil] Que ou aquele que é do Sul; sulista.

Quem mora no sul é sulista. Quem mora no RS é gaúcho.

Gentílico: Sudestino. Área territorial: 924.511 km² (IBGE, 2019). População: 89.012.240 habitantes (IBGE, 2020).

Os indivíduos que nascem dentro do estado brasileiro do Paraná são chamados de "paranaenses".

Prenda: Mulher gaúcha
Em terras gaúchas, a mulher é a prenda e o homem é o peão.

“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.

O dialeto sulista é caracterizado pela harmonia e redução vocálica. Em alguns locais da região Sul é marcado pela pronúncia das consoantes nasais que estão no final de uma sílaba e pronúncia da vogal "e" ao final de palavras quando na maior parte do Brasil pronuncia-se como “i”.

Mapa do Brasil separado em Estados, pintados de acordo com a região em que se encontram - Norte (Verde), Nordeste (Vermelho), Centro-Oeste (Laranja), Sudeste (Amarelo), Sul (Roxo).

A cultura sulista brasileira é formada por meio dos elementos incorporados pelos diversos povos e etnias que formaram a sua população, dentre os quais podemos destacar indígenas, africanos e europeus, como açorianos, italianos e alemães.

Cerva, gelada, breja
Essas três gírias são usadas para falar de cerveja. Vamos tomar uma breja hoje?

O que é Zica:
Quando uma pessoa é enrolada ou azarada, costuma-se dizer que é uma "zica do pântano". Em alguns lugares, a palavra zica também é utilizada para definir o estado de ânimo de uma pessoa que é alegre, divertida, e que está sempre bem-humorada.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.