Quem nasce no Rio Grande é o quê?

Perguntado por: areis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região.

A cidade do Rio Grande surgiu no contexto de disputa de territórios entre as Coroas Espanhola e Portuguesa no extremo sul do Continente Sul-Americano no século XVIII.

O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região. O estado possui uma população bem variada, por causa da descendência com os imigrantes, maiormente de alemães e italianos que chegaram ao Brasil a partir do século XIX.

Gentílico: fortalezense. Clima: tropical. Altitude: 16 metros.

Potiguar ou potiguara é o nome de uma grande tribo tupi que habitava a região litorânea do que hoje são os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi quer dizer "comedor de camarão" (Potï, "camarão" e guar, "comedor").

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste. O nome foi uma homenagem ao rio Potengi, que tem 176 quilômetros de extensão.

Por isso, o principal e mais conhecido gentílico de quem nasce no Rio Grande do Norte é POTIGUAR.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Jericó

A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

Rio Grande

Fundada em 1737, pelo brigadeiro José da Silva Paes, Rio Grande é a cidade mais antiga do Estado.

Essa região, que hoje chamamos de estado do RS, foi retratada pela primeira vez em 1531, quando os navegadores portugueses Martim Afonso de Souza e Pero Lopes passaram pela costa, mas não desembarcaram. Apenas para saber onde estavam, batizaram a barra com o nome de Rio Grande de São Pedro.

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, o calor que atinge o RS vem do norte da Argentina e do Paraguai. "A capital gaúcha, também por ter o Guaíba, tem mais umidade. Essa umidade faz com que a sensação térmica, aliada à temperatura, fique mais elevada", explica.

No iníCio do século XVII, o atual Estado do Rio Grande do Sul era constituído pela chamada "Província do Tape", situada entre a "Província do Uruguai", já conhecida devido ao seu povoamento europeu, e a "Província Ibiaçá" ou "Mbiaçá", que se extendia desde Santa Catarina acompanhando o litoral.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Assim sendo, quem nasceu em Santa Catarina é catarinense.