Quem nasce no Rio Grande do Norte e o quê?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil

SiglaAdjetivo pátrio
Rio Grande do Norte(RN)potiguar, rio-grandense-do-norte, norte-rio-grandense, petiguar, pitaguar, pitiguar, pitiguara, potiguara
Ceará(CE)cearense
Piauí(PI)piauiense, piauizeiro (pejorativo)
Maranhão(MA)maranhense, maranhão

Os Potiguaras (nome proveniente do tupi que tem como significado "comedores de camarão") são um grupo indígena que habitava a faixa litorânea do Brasil nos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba em meados do século XVI.

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste. O nome foi uma homenagem ao rio Potengi, que tem 176 quilômetros de extensão.

Como se referir corretamente a quem nasce no Rio Grande do Norte? Conforme mencionado, quem nasce no estado do Rio Grande do Norte deve ser chamado de “potiguar”.

Recifense ou Pernambucano (a).

Potiguar – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A identidade cultural “tocantinense” foi criada com a emancipação do Estado do Tocantins em 05 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a lei que constituiu o território, antes conhecido como norte goiano, em mais um estado da federação brasileira.

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Porém, a expressão correta para definir quem nasce na cidade de Brasília, é o 'brasiliense'. Mas como Brasília é uma cidade relativamente nova, ainda existem poucas gerações de pessoas que nasceram e foram criadas na capital. Brasília é uma grande mistura de cultura e povos vindos de todos os estados do Brasil.

Do Rio Grande do Norte; típico desse estado ou de seu povo. [F.: Do tupi poti'war. Sin. ger.: rio-grandense-do-norte, norte -rio-grandense.

Poti - camarão; Guar - comedor.
A palavra se tornou uma referência e acabou popularizando a nomeação da região.

Por isso, o principal e mais conhecido gentílico de quem nasce no Rio Grande do Norte é POTIGUAR.

O adjetivo pátrio oficial para quem nasce em Curitiba é “curitibano”, como afirma o Michaelis.

Minas Gerais, mineiro. Em Belo Horizonte é belo-horizontino.

cidade do Natal

É nesse contexto de disputa territorial que foi fundado o primeiro núcleo urbano da Capitania do Rio Grande, a cidade do Natal, por ordem do Rei Felipe, II da Espanha e I de Portugal, durante a chamada união das Coroas Ibéricas (1580-1640)4.

25 de dezembro de 1599