Quem nasce no estado do Rio de Janeiro e carioca ou fluminense?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Rio de Janeiro

Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.

Exemplo de uso da palavra Duque-caxiense:
João nasceu na cidade de Duque de Caxias, RJ, logo ele é um cidadão Duque-caxiense.

Rio de Janeiro

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

13 – “Maneiro
Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é chamado de "fluminense" (incluindo quem nasce na cidade do RJ). É chamado de Fluminense. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é chamado de Fluminense.

O modo de falar deste estado já foi considerado duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Referência quando o mundo fala do país, o Rio de Janeiro lança moda todos os dias transformando o som do "S" em "X".

O sotaque carioca, mais particularmente o s chiado ao final da sílaba, é uma herança direta do português de Lisboa, já que a corte portuguesa veio em grande contingente para o Rio de Janeiro, em 1808, e a cidade se tornou capital da República em 1889.

A História — Fluminense Football Club.

O jeito de falar dos residentes do Rio de Janeiro, marcado pelo s mais chiado e as vogais mais abertas, foi eleito duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Logo atrás, ainda no pódio, os sotaque baiano e mineiro ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

Duque de Caxias é a cidade

Duque de Caxias é a cidade mais rica da Baixada: representa 7,28% do PIB (soma das riquezas de uma região) do Estado do Rio.

Japeri

Na outra ponta da tabela, a cidade mais pobre é Japeri, na Baixada Fluminense, com renda média de R$ 259,63.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.