Quem nasce no Espírito Santo é chamado de quê?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O Espírito Santo é um estado que oferece belíssimas paisagens. Tem praias tropicais e incríveis montanhas de pedra, a pouca distância um do outro. O estado tem cerca de 120 km de largura e 360 km de comprimento, com um litoral recortado de aproximadamente 400 km, com 73 ilhas.

Quem nasce em Vitória é vitoriense. Contudo, o termo "capixaba" passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo.

Boa parte concorda que o capixaba tem sotaque sim. Apontam que a fala do capixaba é mais 'neutra', menos marcada", explica. "Mas o que já sabemos é que todos os lugares têm suas expressões típicas. Queremos fazer um levantamento de verbetes que marcam o capixaba e futuramente fazer um dicionário 'capixabês'", explica.

Espírito Santo Consolador, concedei-me o dom da fortaleza. Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia, os tormentos das perseguições e as insídias do maligno.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.

Vitória

Dia 29 de junho é comemorado o aniversário do município mais novo do Espírito Santo, Governador Lindenberg. O município foi criado e desmembrado de Colatina em 11 de maio de 1998, após a criação da Lei nº 5.638.

O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

moqueca capixaba

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Diante dos fatos, as duas localidades são consideradas as mais frias do Espírito Santo, sendo que o maior registro absoluto ocorreu em Aracê, no município de Domingos Martins, com temperaturas negativas.

Etimologia - No início da colonização capixaba surgiu o apelido canela-verde. A versão mais aceita é de que o apelido foi criado pelos índios para os primeiros colonizadores, porque existia uma grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba que manchava as calças e a canela dos portugueses quando desembarcavam.

Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha. Após disputas pelas terras com os índios goitacazes em 1551 e a vitória atribuída aos portugueses, o local foi renomeado Vitória, hoje capital do estado.